Notícias Eniac

Eniac Saúde nas Comunidades no Dia Mundial contra Hepatites Virais

Escrito por Miriam Barcellos | 27/07/2022 14:46:48

Na última 5a feira, dia 21/07, alunos da graduação e do curso técnico de Enfermagem mais uma vez visitaram a Comunidade Nova Conquista, desta feita com orientações e esclarecimentos sobre as Hepatites Virais.

Gisele Ginu, gestora do Projeto e Cristina Mafort, preceptora da Escola da Saúde - cuja coordenação é de Carol Galatti, sempre bom reportar - estavam presentes no evento, acolhendo os residentes e auxiliando os alunos no levantamento de dados.

                                                     

As hepatites virais são classificadas em A/B/C/D e E, estas duas últimas não tão frequentes, quanto as três primeiras  

É uma doença silenciosa, já que muitas vezes os sintomas demoram para se manifestar: uma infecção que afeta o fígado, podendo degenerar para problemas bem mais graves, como cirrose, câncer e outras.

As causas podem ser bastante variadas, desde falta de saneamento básico, excesso de medicamentos, alcoolismo, até alimentos, principalmente crus, contaminados por fezes, e contato com sangue infectado.

A recomendação é ficar atenta, principalmente às crianças, na presença de vômitos, diarréia, sinais de icterícia - coloração amarelada da pele e do branco dos olhos. Como prevenção, a melhor medida é llavar as mãos e cobrir boca e nariz ao espirrar. 

Após apresentação de um vídeo introdutório e live respondendo às dúvidas dos participantes e dos que acompanham o programa online, foi realizada uma visita aos domicílios, cujos residentes já bem conhecem os profissionais do Eniac Saúde nas Comunidades. Estes colaboram no enfrentamento de doenças, indicando formas de contágio e prevenção, principais tratamentos e encaminhamentos à UBS mais próxima, e aos Centros de Acolhimento, quando necessário. Esses locais fazem, gratuitamente, sem necessidade de agendamento, os testes rápidos para detecção da doença.

 

Nós, como membros da comunidade Eniac, só temos que agradecer a estes profissionais da Saúde pela grande contribuição que prestam às comunidades do entorno de Guarulhos. 

 

  #orgulhodesereniac