Eniac Saúde nas Comunidades: Prevenção à Tuberculose

Por Miriam Barcellos

A data 24/03 marca o dia em que, em 1882, o Dr. Robert Koch anunciou que havia descoberto a bactéria que causa a tuberculose, abrindo caminho para o diagnóstico e a cura dessa doença.

Conscientizar o público sobre as devastadoras condições de saúde, sociais e econômicas da tuberculose (TB), e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global de tuberculose, são os objetivos de remomerar essa data. No Brasil, a cada ano, são registrados 70.000 novos casos da doença. 

O projeto Eniac Saúde nas Comunidades visa atender à população vulnerável que não possui acesso aos diagnósticos precoces de saúde. No entorno de Guarulhos existem muitas comunidades que não têm acesso a esses diagnósticos, daí o valor inestimável desse Programa.

              WhatsApp Image 2022-03-24 at 12.17.51WhatsApp Image 2022-03-24 at 12.17.09

Os estudantes, em uma palestra, supervisionados pelas preceptoras Gisele Ginu e Cristina Mafort e, munidos de material informativo com imagens e dados sobre a TB, ofereceram novas possibilidades de prevenção na comunidade Nova Conquista. Aos participantes foi compartilhado como a doença age nos pulmões, como ocorre o contágio/transmissão, bem como os sintomas e formas de diagnóstico.

As UBS’s fazem tanto o diagnóstico, quanto informam os cuidados necessários. O tratamento, dado pelo SUS, é totalmente gratuito e dura, no mínimo, 6 meses.

Essa acão do Eniac Saúde nas Comunidades deu continuidade à programação mensal de atendimento às pessoas em situação vulnerável da região em torno de Guarulhos.

 

#orgulhodesereniac

 

 

Tags: Educação, Saúde, Social, Blog Eniac, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home