Eniac Saúde nas Comunidades se expande: Outubro Rosa no projeto Acreditar

Por Miriam Barcellos

O projeto piloto Saúde nas Comunidades começa uma nova fase, agora na comunidade São Rafael, também em Guarulhos. Após prestar serviços na Nova Conquista, o trabalho se expande, e por meio de parceria com o Projeto Acreditar no Centro Educacional Nossa Senhora das Dores, continua com as atividades de prestar auxílio a essas populações, normalmente, tão carentes de atenção médica.

A prof. Gisele Ginú, gestora do projeto, apresentou vídeo /live - transmitida do Eniac pela prof. Mariza Tiago Gonçalves - com importantes informações sobre o tema Outubro Rosa. Ao lado da prof. Cristina Mafort  - da Escola da Saúde do Centro Universitário Eniac, coordenada pela prof. Carol Galatti - e de estagiários da graduação de Enfermagem, e estudantes do Técnico de Enfermagem, Gisele interagiu com residentes da comunidade S. Rafael. 

           WhatsApp Image 2022-10-27 at 11.51.19      WhatsApp Image 2022-10-27 at 11.51.48      WhatsApp Image 2022-10-27 at 11.49.21

 Vale ressaltar os nomes dos alunos: Bianka Oliveira Wanderley, Aucileia Santos Cardoso, Karla leandra de Castro Silva, Thiago Martins Fujikawa, Marcela Manzine Macedo, Shirlei da Silva Madureira, Tatiane de Lima Arruda, Jhonniellen Assunção dos Santos, Bernard Martins de Lima e Luana Gomes Siqueira.

A reunião

O tema do encontro Outubro Rosa, no dia 21/10, abordou orientações de prevenção e cuidados sobre o Câncer de Mama, doença que afeta um alto contingente de mulheres - e de homens também. Foi importante destacar que quanto mais cedo diagnosticado, maiores as chances de cura.

Tive o privilégio de estar presente e poder observar o vivo interesse das mulheres que compareceram e interagiram com as docentes e estudantes. Relataram casos pessoais ou de familiares e conhecidos e levantavam questões que contribuíram para o aprofundamento do tema.

O encontro foi em tom muito amistoso, os alunos participando e apoiando as professoras no gestual para autoexame, o que facilita memorizar as sequências dos toques, bastante comuns em ilustrações.

Foram entregues pacotes de cestas básicas a todos os presentes e também “lembrancinhas” com o tema Outubro Rosa. Com certeza, ao provarem os alimentos e olharem pros lacinhos rosa, aqueles participantes vão estar mais atentos e, inclusive quem sabe, compartilhar com algum parente ou vizinho. É uma forma de termos mais adesões para as lives e/ou a presença física nos próximos encontros.

            WhatsApp Image 2022-10-27 at 11.52.59WhatsApp Image 2022-10-27 at 11.52.11WhatsApp Image 2022-10-27 at 11.50.37

Presentes, também no evento, e que muito nos honrou, Ivone Pinheiro, presidente do Rotary Club Guarulhos Sul, a entidade responsável pela construção das instalações do Centro Nossa Senhora das Dores. A diretora do Centro Educacional é a Irmã Celma, que nos recebeu com muita gentileza e sorrisos, com direito a um cafezinho, e um retorno promissor no final, quando nos contou que sentiu que as mulheres presentes estavam bem interessadas e participativas. Ingrid Klein, diretora do Eniac Social, e também bastante entusiasmada com o desenrolar do Projeto, que ela, cuidadosamente, acompanha e dá seus “pitacos” para a melhor integração de todos os agentes envolvidos. Não é pouca coisa…são muitas pessoas.

E, por fim, mas não menos importante, a presença do Igor Mendes, do MKT, sempre registrando tudo e todos. Foram horas de puro ‘serviço’ que nos encantou e aqueceu nossos corações!

Parabéns a toda equipe do ENIAC Saúde nas Comunidades!!  

(Mais informações você pode também obter aqui: https://www.guarulhosonline.com.br/saude/eniac-leva-projeto-social-voltado-a-promocao-da-saude-a-comunidade-sao-rafael/ )

orgulhodesereniac

 

Tags: Saúde, Social, Blog Eniac, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home