Ensino híbrido, a nova realidade para aulas presenciais e online

Por Prof. Eng. Lucas Carlos

Durante a pandemia de 2020, os negócios, as entregas de serviços/produtos e as formas com que nos relacionamos tiveram que mudar abruptamente, acelerando o processo de digitalização. A inserção de tecnologia nos negócios não é mais uma opção, e sim uma necessidade competitiva, e a educação não poderia ser diferente, não é mesmo?!

Como é costume na Instituição que tem a tecnologia e a inovação em seu “DNA”, o Grupo ENIAC  parte na frente mais uma vez! Oferecendo ainda mais valor e qualidade ao seu ensino, os alunos do Eniac tem a opção de assistir às aulas em tempo real ou participar presencialmente das aulas - mas claro respeitando todos os protocolos de segurança, é importante ressaltar - e para aqueles alunos que no momento da aula não podem participar,  as gravações são disponibilizadas e tem o contato direto com o professor para tirar dúvidas.

O modelo híbrido vai além dos computadores, pois utiliza-se mais do que  tecnologia uma vez que tem como pilar unir as melhores práticas educacionais do Presencial e a comodidade do Ensino a Distância. Ao aderir a este novo modelo, fica implícito o convite a repensar as elaborações mais analíticas das estratégias de logísticas dos espaços, gestão do tempo e recursos tecnológicos, além de treinamento dos professores para que tudo funcione um bem alinhado e sincronizado.

Desde o dia 11 de janeiro de 2021 o ENIAC está atuando com o ensino híbrido em todos os seus cursos. Um dos inúmeros cases de sucesso que podemos destacar são as aulas de Processos Industriais, uma das disciplinas dos cursos de Engenharia como mostra nas mídias abaixo, onde durante a semana os alunos têm o conteúdo técnico ao vivo no seu portal, e uma vez na semana (optativo) podem realizar presencialmente as atividades práticas e tirar dúvidas com o professor. “Mas e os alunos que não podem vir, como ficam?” Esses acompanham os laboratórios práticos e executam a mesma atividade nos laboratórios virtuais, tiram suas dúvidas e as compartilham ao vivo, enriquecendo ainda mais o aprendizado.

 

WhatsApp Image 2021-01-12 at 08.56.22WhatsApp Image 2021-01-12 at 08.56.04

WhatsApp Image 2021-01-12 at 09.14.48WhatsApp Image 2021-01-12 at 07.39.54

WhatsApp Image 2021-01-22 at 21.49.17  WhatsApp Image 2021-01-23 at 08.48.37

 

 

 

 

Tags: Faculdade, Blog Eniac, Blog Eniac - Engenharia

Voltar para a Home