Ensino Médio do Eniac tem projeto especial sobre Capoeira

Por Miriam Barcellos

Vocês sabem a importância da Capoeira no universo da cultura brasileira? É tão valorizado seu papel que, continuamente, questões abordadas no Enem, seja em provas de Linguagem, de História, ou Geografia, Sociologia, etc. incluem o tema. E nem só no Enem, mas nos vestibulares em geral, de todo Brasil.

“A capoeira é um dos maiores símbolos da nossa cultura brasileira, na verdade, muitos dos nossos aprendizados do dia a dia são coisas aprendidas na Capoeira, e às vezes nem percebemos. 

Assim, o Projeto Ensino Médio - Treinamento Esportivo da modalidade Capoeira - desenvolve junto às nossas turmas, em uma parte da aula, temas sobre questões de vestibulares ou ENEM, que já foram publicadas, e que tem a Capoeira como palavra central da questão.

O nosso professor de Capoeira, C. Mestre Wescley Tinoco desenvolveu em suas aulas de treinamento esportivo de Capoeira uma proposta de imersão sobre a capoeira no Enem  e já tem colhido frutos desta estratégia de ensino. Muitos alunos afirmam que quando fazem os simulados ou até mesmo prestam algum vestibular e cai alguma questão envolvida com a Capoeira, africanidades ou sobre o povo brasileiro, eles se lembram do que aprenderam em suas aulas” conta a prof. Karla Falabella, coordenadora do Centro De Esportes do Colégio Eniac.

      WhatsApp Image 2022-06-22 at 09.53.52WhatsApp Image 2022-06-22 at 09.55.40 (1)WhatsApp Image 2022-06-22 at 09.53.51

“Nossos alunos aprendem os aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da Capoeira, e também, percebem, através dos seus fundamentos, as respostas para as questões dos vestibulares que enfrentarão no futuro” afirma o prof. Wescley.

Parabenizamos nossa coordenadora Karla, o prof Wescley, e toda a equipe da Direção do Colégio Eniac pela iniciativa de incluir, numa prática desportiva, tema tão representativo da cultura brasileira, e que muitas vezes, é relegado a um plano de menor importância.

 

#orgulhodesereniac

Voltar para a Home