Evento no ENIAC: X Seminário Internacional de Integração Étnico-Racial

Salve, Salve! o X Seminário Internacional de Integração Étnico- Racial. Foi um sucesso, que merece destaque da nossa atenção!

O evento que ocorreu na última 6a feira, dia 13/05, comemorou também ser a 10ª edição deste Seminário. Mais uma vez, o papel do Centro Universitário Eniac, junto com NuPe e CITIG, se traduz como fomentador de temas relevantes para a Educação.

Organizado pelos alunos do Projeto Integrador de Marketing e Varejo, Administração e Gestão Comercial, sob coordenação da profa. Me. Fabiana Patti, e do prof. Kalil Potenza, e do apoio dos profs. Me.Sebastião Garcia, Marcus Valério, Daniel Oliveira, Thiago Alves Assumpção. Muitos outros professores contribuíram, seja sugerindo palestrantes, dando apoio em oficinas e trabalhos, enfim, toda uma equipe de docentes participando do acontecimento.

WhatsApp Image 2022-05-15 at 11.56.56 (2)       WhatsApp Image 2022-05-15 at 11.56.58 (2)        WhatsApp Image 2022-05-15 at 11.56.57 (1)

Assim, os estudantes tiveram a oportunidade de consolidar os princípios da Instituição: “educar e formar cidadãos para que sejam competentes no mercado e responsáveis socialmente.”

IImportante salientar a participação desses professores porque, convenhamos, não foi pouca coisa. O Seminário envolveu  a execução de trabalhos e oficinas que tiveram como tema principal a discussão de relações étnico-raciais sob os eixos temáticos da educação, saúde, direitos humanos, religiosidade, territorialidade, tecnologia e inclusão digital.

WhatsApp Image 2022-05-15 at 11.59.36 WhatsApp Image 2022-05-15 at 11.51.14-1  WhatsApp Image 2022-05-15 at 11.59.36 (1)

E, se olharmos os dados referentes ao evento híbrido, teremos uma noção do significado especial em que se constituiu: foram cinco palestrantes internacionais e onze nacionais,  tivemos um total de 1.670 participantes, com ingresso gratuito, sendo 950 online e 720 no presencial, com 27 patrocinadores e apoiadores.

WhatsApp Image 2022-05-15 at 11.59.37WhatsApp Image 2022-05-15 at 11.55.15WhatsApp Image 2022-05-15 at 11.56.56 (1)

Este encontro possibilitou, assim como em edições anteriores, aprendizado e atualização - inclusive por parte dos palestrantes e professores - também a oportunidade de uma reflexão conjunta sobre as condições de grupos sociais, continuamente excluídos. Foi uma oportunidade ímpar de trazer para os alunos um conhecimento que cada vez mais se torna necessário: a inclusão social de coletividades, nem tão minoritárias, mas que muitas vezes ficam invisíveis para grande parte da população.

Além do mais, o evento propiciou a doação de recursos para duas ONG’s : Frutificai e a Brasil Diversidade, que promovem ações sociais, na região de Guarulhos.

Parabéns aos professores e alunos organizadores de tão importante acontecimento, e ao Centro Universitário Eniac pelo apoio, inclusive,  de sediar o evento.

Tags: Faculdade, CITIG, Educação, Social, Blog Eniac - Gestão e Negócios, Blog Eniac