Há décadas Eniac abraça a tendência atual de adotar causas sociais

Por Miriam Barcellos

A mídia tem constantemente destacado o valor de agregar causas sociais à imagem das empresas. E destaca, sobremaneira, o quão importante é manter vivo esse aspecto entre acionistas, funcionários, fornecedores, fornecedores de fornecedores, enfim em toda cadeia de produção, seja no setor industrial ou no de serviços.

“Manter vivo” é a melhor forma de passar credibilidade aos clientes. É evidente que ninguém, atualmente, se posiciona contra o meio ambiente ou aos diversos movimentos de inclusão, em suas variadas formas. O consumidor de nossos dias está mais atento e vigilante no que se refere às marcas e seus programas sociais, impedindo ou diminuindo a chance de ser só uma “fachada”. Assim, hoje, mais e mais, empresas buscam nichos de maior aderência seja com seu propósito, ou com seu público alvo visando agregar valor à marca.

O Eniac, desde sua fundação em meados dos anos 80, intuía o valor de contribuir na formação de jovens: educação era, e continua sendo, a forma de apoiar e privilegiar a população do entorno onde está inserido. Essas pessoas necessitam de preparação para ingressar, rapidamente, por meio de cursos técnicos, no mercado de trabalho, ou para se dirigirem à  vida acadêmica. 

Desde 1985 o Eniac concede bolsas de estudo. Podemos afirmar que foi a primeira forma de atuação social e que passou a fazer parte de seu DNA. Incontáveis são os colaboradores atuais que foram bolsistas nos primórdios da Instituição. Hoje a concessão de bolsas assume inúmeras formas, desde o bolsa talento na área de esportes, e outras por vezes de até 100%, de acordo com notas obtidas em provas nacionais. 

De lá para cá são inúmeras formas de contribuição: doação de alimentos, roupas, brinquedos, computadores restaurados, parcerias com ONG’s, atividades com pessoas da 3a. idade, dentre outras tantas.

Após a pandemia foram desenvolvidos projetos de apoio a alunos e/ou pais para divulgação de negócios, foram distribuídos chips e criação de espaço com internet para alunos com dificuldade de conexão com a rede, diversas webinars e lives, para manter disposição de alunos, outras para incentivar e orientar criação de startups.

Sempre conectado a temas sociais, o Eniac participou junto à prefeitura de Guarulhos de campanha do Lixo Zero, recebendo importante premiação pela atuação junto ao município. 

E recentemente foi criado o GenteEniac, com meta de 10000 cestas básicas, em parceria com a ONG Olhar de Bia e Conectados, que agrega por volta de 80 ONG’s da região da Grande São Paulo, principalmente do município de Guarulhos.

E vocês conhecem o que é ESG?  Mais recentemente, a sigla ESG ( do inglês Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança) tem sido bastante usada para se referir a práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade - e não apenas com o lucro. É uma espécie de métrica para nortear boas práticas de negócios. 

O ESG é resultado de uma iniciativa liderada pela ONU, em 2005, e é apontada como principal tendência para estes próximos anos.

É na própria constituição de seu DNA que podemos verificar e afirmar, com dignidade, todo o empenho e ética com que o Eniac vem atuando desde sua fundação em práticas sustentáveis!!  

Nossos  Cumprimentos aos dirigentes e a toda Comunidade Eniac!!   



Tags: CITIG, Educação, Social, Blog Eniac - Gestão e Negócios, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac - Técnico, Blog Eniac - Saúde e Esportes, imprensa-social

Voltar para a Home