HUB ENIAC - o Centro da Inovação

Por Miriam Barcellos

 

Foi uma manhã marcada por entusiasmo e disposição!

Pedro Guérios, vice-reitor do Centro Universitário ENIAC, como um verdadeiro mestre de cerimônia, descontraído, e ao mesmo tempo, bastante assertivo, deu início ao lançamento do HUB Inovação.

E também como um autêntico mestre trouxe o significado de Hub: “a parte central e mais importante de uma área, sistema, cidade, a qual todas as outras partes são conectadas”. 

Para enfatizar a explanação apresentou duas frases emblemáticas:

“Não é possível desenhar o futuro com ferramentas do passado” e

“Nem construir algo para fora olhando para dentro”.

O HUB ou Núcleo Central possui três agentes principais que giram ao seu redor: o setor Público, englobando aí o 3º setor, a comunidade, o setor Privado, representado pelas empresas, e o setor Acadêmico, onde está o Eniac e demais Instituições de Ensino. 

O prof. Ruy Guérios especificou cada um desses agentes: salientou o papel do Eniac cuja atuação social já é uma referência. E será dinamizada, em breve, com a gestão da ONG “olhar de Bia”, que  conhece bem a região de Guarulhos e suas enormes necessidades. 

Salientou o esforço do Eniac junto a algumas empresas para que possam atuar no campo da inovação aberta. Além de favorecer o mercado, será oportunidade para professores e alunos que já são amplamente reconhecidos. Destaque aqui para o esforço da valorização e da aproximação das pessoas”, para restabelecer a cultura de inovação dentro do Eniac. A tecnologia faz parte do seu DNA, mas o foco é a educação com centramento nas pessoas, elas é que fazem acontecer. 

Desde 2019, conforme o prof. Ruy reforçou, que as Práticas Profissionais são um diferencial do Eniac e, mesmo na crise da pandemia, manteve essa perspectiva, seja nos cursos técnicos, como nas faculdades. E a mesma intenção também atinge os cursos EAD híbrido: o aluno comparecer à escola para se aclimatar ao seu futuro profissional.

O propósito de simplificação está presente em todos os agentes que circundam o  HUB, que num giro constante atinge toda a Instituição. Como consequência, dos mais de 100 cursos atuais, passarão a ser 55 ou 57, o que não é pouco!

Ao falar sobre Metas, Pedro reconheceu o esforço de professores, coordenadores e dos próprios alunos, da área do Marketing, e mesmo do Call Center, que geram conteúdos para as redes sociais divulgando e projetando a Instituição no intuito de atrair novos alunos. 

O prof. Rodrigo Fukunaru, Head de Marketing, apresentou a nova campanha que reflete as intenções atuais. 

A importância da presencialidade, o resgate do orgulho de pertencer à Instituição e valores renovados dos "tickets" são o arcabouço dos atuais propósitos. Que, diga-se de passagem, têm a intenção de abarcar novos voos, uma construção para os anos do amanhã!

WhatsApp Image 2021-10-15 at 16.36.29 WhatsApp Image 2021-10-15 at 16.36.30WhatsApp Image 2021-10-15 at 16.36.34

 

  O Eniac não para....Vamuuuuuuu

#orgulhodesereniac

 

Tags: Institucional, Ensino Médio Técnico, Social, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac

Voltar para a Home