Janeiro Branco: Escola da Saúde começa o ano com autocuidados

Por Miriam Barcellos

Você quer começar o ano 2023 de forma mais saudável e feliz com você mesmo, e com os quais convive no seu dia a dia?

Esta foi a proposta que o Eniac Saúde nas Comunidades, projeto da Escola da Saúde apresentou em 26/01 e, sei, já estamos em fevereiro, mas, acredite, vale para o ano todo, pois sempre é tempo de cuidarmos de nossa saúde mental. (clique para assistir ao vídeo/live)

https://www.youtube.com/live/JQLk_DYVYj8?feature=share

O tema foi abordado pela enfermeira e prof. Edilene Costa e por Ana Paula estagiária de Enfermagem, que enfatizaram a necessidade do autocuidado com nosso estado físico, mental e emocional. Só a partir da combinação de bem estar nessas três áreas é que podemos afirmar que somos saudáveis.

Nesse sentido, o vídeo nos apresenta inúmeras dicas de como estarmos atentos a nossos estados emocionais, pois muitas vezes estes podem deflagrar doenças no corpo físico. Aqui pode-se falar, desde dores de cabeça, até males mais sérios, conforme já confirmado por várias pesquisas, bastante idôneas. Não podemos dissociar estados de depressão ou de ansiedade, por exemplo, do nosso estado de saúde como um todo.

                                                              WhatsApp Image 2023-01-24 at 15.25.58

Assim, além de buscar um espaço/horário no seu cotidiano para cuidar de si, com atividades que lhe sejam prazerosas, é recomendado, por vezes, buscar por uma pessoa amiga com quem conversar, ou por um profissional, um psicólogo, que possa lhe ouvir com atenção.

São medidas acessíveis e muito valorosas nesses tempos em que estamos mergulhados em uma vida corrida, atendendo a inúmeras demandas e quase nunca nos lembrando de nós mesmos.

A questão parece simples, mas, envolve a decisão de ser responsável consigo e se cuidar, pois como podemos dar o melhor de nós aos nossos entes queridos, se não estivermos com nossa saúde restaurada a cada dia?? 

#orgulhodesereniac

Tags: Saúde, Social, Enfermagem

Voltar para a Home