LinkLab - O lançamento oficial da parceria ENIAC - ACATE

Por Miriam Barcellos

No dia 8 de abril aconteceui o lançamento oficial da nova parceria do Eniac com a ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia - uma rede de suporte, capacitação e inspiração aos empreendedores, com a finalidade de gerar novos negócios. 
A missão dessa parceria é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia.
.
O evento contou com a participação do reitor do Eniac, prof. Ruy Guérios, do vice-reitor, Pedro Guérios e de Silvio Kotujansky - diretor de Inovação e Novos Negócios da Acate.

            WhatsApp Image 2022-04-08 at 12.53.35                     IMG_0235

Ruy Guérios começou a apresentação com muito entusiasmo. Explicou sobre o que esta parceria representa para o Eniac, para o empresariado da região e para a comunidade de Guarulhos e região.
O representante da ACATE, Silvio, também ficou bem emocionado com a parceria, por trazer tantas oportunidades e apresentou de forma bem didática e simplificada como o “sistema” funciona na prática. E para exemplificar melhor, trouxe por via remota, dois ‘cases’
de clientes: Shulz Automotivo e Unimed.

Os apresentadores compartilharam muitas coisas boas. A Shulz, por ser uma empresa familiar, falou sobre a necessidade de mudança cultural, sem a qual não é possível avançar: todas as áreas precisam estar igualmente envolvidas, ainda que em fases distintas.
O representante da Unimed compartilhou o início da implantação, que foi bem tumultuada. Em seu 1º dia, junto com a pandemia, se instalando no local, etc, etc, lançou mão de um formulário para se conectar com seus pares: “qual é a treta?” Um bom exemplo de quebra-gelo e posterior envolvimento.

De forma geral, todos salientaram alguns lembretes para quem vai começar o processo:
-Tirar a venda dos olhos
-Desmistificar Inovação
-Estabelecer um canal de comunicação
-Papel preponderante da alta direção

E trouxeram três grandes ‘conselhos’ que servem como alertas: Inovação é uma área meio e não fim, não use inovação como marketing e ao começar, não faz sozinho!

As duas horas de apresentação ficaram com o gostinho de “ quero mais”, com tantas histórias e dicas da melhor forma de propiciar encontros de startups com empresas em busca de soluções, e acompanhar o desenvolvimento de projetos. São formas conhecidas de inovação aberta que, ao mesmo tempo em que o trabalho é colaborativo, propiciam se destacar, rapidamente, no mercado cada vez mais competitivo.
Na parte final do encontro, Ruy, Silvio e Pedro atenderam às perguntas levantadas pela plateia presente, o que trouxe uma interação bacana entre os participantes, gerando diversas novas aberturas e possibilidades.
 
                                                         #orgulhodesereniac

 

 

Tags: Inovação, Institucional, Blog Eniac - Gestão e Negócios, Blog Eniac, Empreendedorismo

Voltar para a Home