Lixo Zero para pessoas muito ocupadas

Por Miriam Barcellos

É comum ouvir que dá muito trabalho viver com o conceito de Lixo Zero  por falta de tempo! Sim, dá trabalho cozinhar o próprio alimento, fazer os próprios cremes e materiais de limpeza, separar e limpar os recicláveis, etc etc

Mas, (sempre há um mas) eis que surge, como uma “regrinha”, para facilitar a vida daquelas pessoas demais ocupadas com trabalho, filhos, vida doméstica corrida.

A americana Stephanie J. Miller, executiva de uma grande empresa, percebeu ao ficar em casa no seu “ano sabático” que, apesar de trabalhar no Departamento de Assuntos Climáticos, desconhecia como era viver o dia a dia de acordo com princípios do Lixo Zero.

“Para fazer do desperdício zero um estilo de vida precisei me concentrar nas coisas impactantes que eram mais fáceis de fazer”. 

Para resolver essa questão, depois de muitas pesquisas, aplicou o Princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20:  algumas ações (20%) são responsáveis pela maior parte dos resultados (80%). É uma regra muito usada no mundo da Economia e uma dica que pode funcionar para várias necessidades. Comece olhando, por exemplo, a forma como consome alimentos, o que compra, tipo das embalagens, como e onde reciclar e assim por diante. Você precisa focar sua atenção nos hábitos cotidianos e como pode alterá-los.

A ideia central é “antes feito do que perfeito” que mostra que o importante é começar o processo, este uma constante aprendizagem. 

Stephanie chegou até a escrever um livro a respeito, tamanho volume de iniciativas individuais possíveis -  não de governos ou empresas - e que impactam o meio ambiente  “Zero Waste Living. The 80/20 way - The busy Person's Guide to a Lighter Footprint” , ainda sem tradução para o português. 

Ela salienta que existem três áreas mágicas, que podem reduzir o desperdício em até 80% e que sugere para as pessoas muito ocupadas: alimentos, plásticos e reciclagem.

Stephanie sugere começar pela compra de alimentos com embalagens menos descartáveis, substituir garrafas e copos de plástico  por outros materiais, introduzir alimentos menos processados e mais vegetais nas refeições diárias, organizar cardápio semanal para comprar só o necessário e assim evitar desperdício, informar-se como funciona a reciclagem no seu município/bairro... 

“Acho que todos devemos nos esforçar para fazer o nosso melhor, e isso será diferente para cada pessoa”.

Sabemos que essas pequenas ações têm forte impacto. E elas podem gerar um efeito cascata no comportamento social. “Somos animais sociais, então realmente olhamos para os outros para moldar nosso comportamento”.

Os temas nos levam ainda ao tópico do consumismo: preciso mesmo disso? Fazem repensar aquelas compras movidas por puro impulso.

As questões abordadas no texto são as que, de forma geral, todos nós ocupados e com vida corrida nos deparamos no cotidiano. 

Logo me dei conta de como tais temas são largamente trabalhados no Grupo  Eniac: pelos professores e alunos desde o Ensino Fundamental e nos projetos do Ensino Médio, por exemplo via STHEM, até os da  graduação, na maioria dos PI - Projetos Integradores, ou mesmo no Premium. 

O foco da sustentabilidade é uma marca presente, como um modelo/exemplo, gerado pela Instituição em suas inúmeras ações de ESG.  

#orgulhodesereniac

Tags: Educação Infantil, Esportes, Faculdade, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, Blog Eniac - Educação, premium

Voltar para a Home