Melhores projetos do semestre no Ensino Médio Técnico

Por Miriam Barcellos

Esse ano, apesar de extremamente atípico, tivemos o desenvolvimento de projetos incríveis, visando sempre a melhoria da sociedade por meio de projetos com viés empreendedor, tecnológico, inovador, socioambiental, inclusivo e/ou artístico. Foram mais de 100 projetos desenvolvidos neste semestre pelos nossos alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico!

Para prestigiar os nossos projetos destaque realizamos o evento online “Melhores Projetos do Colégio ENIAC” nos dias 26 e 27 de Novembro 2020. Nesse evento tivemos a apresentação de 10 projetos por dia com falas especiais dos nossos avaliadores convidados do time da Incubadora CITIG - ENIAC. O evento foi transmitido pelo Núcleo Audiovisual Eniac (NAVE) e organizado pela coordenação e direção do Colégio.

Abaixo, alguns comentários dos alunos, professores e avaliadores sobre o evento e os projetos desenvolvidos:

"As oportunidades não batem na nossa porta duas vezes, saber que o seu grupo foi computado como um dos melhores projetos da escola é extremamente incrível. Eu parabenizo os meus novos amigos do ENIAC porque sem eles nada teria dado certo. É ótimo estudar no colégio ENIAC. " Ellen Camille Nascimento Alves da 1ª série da Trilha de Música.

WhatsApp Image 2020-12-03 at 11.39.11

“O projeto foi para mim uma oportunidade muito grande e diferente de tudo que eu já fiz na escola. Aprendi muito, desde contatos profissionais, elaboração de artigos até o trabalho em equipe e lives que foram realizadas nesse período. O evento online foi um grande passo para mim, teve um significado imenso e me ensinou muito. As indicações e as possibilidades dadas pelos instrutores e avaliadores mudaram totalmente minha forma de ver o projeto e, com certeza, me motivaram muito. Enfim, agradeço a grande oportunidade!” Mariana Ferreira De Azevedo da 1ª Série do Técnico de Enfermagem.

WhatsApp Image 2020-12-03 at 11.39.34

"Uma experiência muito legal poder observar outros projetos que possuíam temas diversos, mas que podem e devem ser utilizados como um todo para a sociedade se desenvolver, mesmo que aos poucos, de uma maneira melhor. Confesso que fiquei um pouco nervoso... Mas adorei poder observar por meio das perguntas dos avaliadores que posso junto de meu grupo, desenvolver de uma melhor maneira meus conhecimentos acerca dos tópicos utilizados como base para o desenvolvimento do meu projeto... Além de desenvolver o mesmo de maneira a sempre buscar um estado de aperfeiçoamento maior.” Luiz Felipe de Souza Delgado da 2ª série do Técnico de Mecatrônica.

WhatsApp Image 2020-12-03 at 11.39.55

“Por ser um aluno que já completou todo o ciclo do ensino médio e, além disso, participei de todos os projetos integradores e também STHEM, que ocorreram dentro do Colégio ENIAC durante 2018 e o ano atual, posso dizer com propriedade que o projeto serve com uma boa base para que os alunos apliquem seus conhecimentos. Fora isso, podem aprender novos assuntos que enriqueçam seu repertório acadêmico e pessoal. Um exemplo disso, é que em meu último projeto pude aprender novas formas de enxergar a matemática e o meio educacional. Participar do evento “Melhores Projetos” foi algo gratificante para mim e meus parceiros de grupo. Significou um marco em nossa passagem pelo Eniac, pois conseguiu mostrar que nosso esforço durante todos os dias, meses e semestres trabalhados valeram muito a pena. Assim, agradeço ao professor Lúcio por ser um ótimo orientador e a professora Luanna por ter nos dado todo o apoio e motivação!” Anderson Caetano dos Santos Silva, 3° EMI - Informática

WhatsApp Image 2020-12-07 at 12.45.42

A apresentação dos trabalhos dos alunos do técnico do ENIAC superou todas as expectativas. É motivo de orgulho para todos os professores e gestores do ENIAC, que batalharam este ano para enfrentar as adversidades. #ENIACSUPEROU” Avaliador prof. Daniel José Lopes

WhatsApp Image 2020-12-03 at 11.40.14

“A priori esperava-se um semestre repleto de dificuldades e adversidades, porém não foi bem assim o cenário encontrado. Mesmo trabalhando de casa em nosso novo normal, os alunos conseguiram resultados incríveis a partir do que lhes fora proposto. Por fim, tivemos a oportunidade de acompanhar excelentes projetos apresentados no evento de melhores projetos e ainda ter a ciência de que muitos bons projetos ainda poderia ser também apresentados, visto a qualidade dos escolhidos. Em mais um semestre de aulas como orientador de projetos, cresce ainda mais minha vontade de lecionar e meu orgulho de ser ENIAC, pois mais uma vez a instituição prova que ser ENIAC é realmente ser diferente. Agradeço à instituição e aos alunos por me proporcionarem tal oportunidade. #ENIACÉDIFERENTE” prof. orientador Leonardo Carvalho.

WhatsApp Image 2020-12-03 at 10.52.06 (1)
 
Para fechar, gostaríamos de parabenizar todos os alunos e professores envolvidos nos projetos desenvolvidos no Colégio ENIAC. Sabemos que esse ano não foi fácil, mas a esperança renasce ao ver projetos tão bem elaborados e desenvolvidos com tanto senso crítico e colaboração.

 

Texto: Luanna Shimada - Coordenadora do time de professores do projeto. Comentários dos próprios alunos, dentre os vários vencedores.

 

 

 

 

 

Tags: Ensino Médio Técnico, Blog Eniac - Saúde e Esportes, Blog Eniac - Educação

Voltar para a Home