No mundo todo agenda ESG é o foco atual

Por Miriam Barcellos

Empresas e instituições que pensam que a agenda ESG (do inglès Environmental, Social and Governance e em português, Ambiental, Social e Governança) seja somente uma “onda passageira” correm grandes riscos. E a perda pode ser não só de dinheiro diretamente, mas, de clientes, de posição no mercado, entre outras.

É o que afirma a matéria de domingo - 6/06 - do articulista de economia Celso Ming que menciona exemplos de instituições nesse contexto. Os casos citados, publicados pelo jornal Financial Times, vão desde a revelação de que a gigante Nestlé mantém no mercado 63% de seus produtos com componentes prejudiciais à saúde humana, até a inclusão dentro da petroleira Exxon em seu conselho de administração de dois ativistas do meio ambiente. Um caso sem precedentes!

Lembra ainda que governos de países industrializados cada vez mais impõem prazos para o fim da venda de veículos movidos a combustíveis fósseis. É o caso do Reino Unido, Bélgica e Irlanda ( até 2030), China (2035), e Alemanha e França que definiram 2040 como prazo final. Nos Estados Unidos, os veículos federais serão substituídos por carros elétricos.

A matéria completa você pode acessar aqui: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,as-empresas-sob-cerco,70003737389 )

 A nova rota, a dos investimentos que levam em conta critérios de sustentabilidade, já faz parte do calendário corporativo não só na teoria, como uma “maquiagem verde", mas incluída na prática em seus propósitos e ações.  

É o caso do Grupo Eniac, conforme já apresentado em algumas  postagens minhas anteriores. Os textos divulgam parcerias com diversas ONGs da região que favorecem a Educação, nacional e internacional, causas ligadas ao Meio Ambiente, e a melhoria do bem estar de populações em situação de risco (creches, idosos, bolsa talento nos esportes, entre outros,,,) 

A comunidade Eniac - seus alunos, professores, colaboradores -  constitui-se, no município de Guarulhos, um polo irradiador de ações que potencializam a sustentabilidade sócio-ambiental.  

Abaixo, alguns posts que relembram a atuação do Eniac :

http://noticias.eniac.edu.br/com-voc%C3%AAs-a-ong-chico-mendes-nobre-parceira-do-eniac-social

http://noticias.eniac.edu.br/aten%C3%A7%C3%A3o-genteniac-viraliza-o-bem-com-a-parceria-da-ong-olhar-de-bia

http://noticias.eniac.edu.br/h%C3%A1-d%C3%A9cadas-eniac-abra%C3%A7a-a-tend%C3%AAncia-atual-de-adotar-causas-sociais

Então, conforme prognóstico do colunista -  vai se dar mal quem não respeitar tais critérios - o Grupo Eniac vai na contramão e segue forte no seu lema de viralizar o Bem.

#orgulhodesereniac

 

Tags: Faculdade, Social, Blog Eniac - Gestão e Negócios, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, imprensa-social

Voltar para a Home