NupE desenvolve sistema de monitoramento para o ‘chapa’

Por Núcleo de Pesquisa Eniac

O pesquisador e professor Sérgio Fernandes, pesquisador do Núcleo de Pesquisa Eniac (NupE), está desenvolvendo um sistema de monitoramento e comunicação de longo alcance focado nos caminhoneiros e nos ‘chapas’ que rodam pelo país. Esse projeto conta com a participação do aluno Rafael da Silva Borges, que trouxe a motivação para propor essa ideia.

WhatsApp Image 2021-04-07 at 06.58.16

O ‘chapa’ é como são chamadas as pessoas que ficam no acostamento de estradas estaduais e municipais aguardando às cegas que um caminhoneiro pare e o contrate para auxiliar no carregamento e descarregamento de sua carga. Nesse cenário, existem grandes incertezas para ambos os lados: o ‘chapa’ não tem garantia de receber a remuneração do dia, pois fica à margem da sorte, enquanto o caminhoneiro não tem a certeza de estar contratando alguém de confiança e de forma segura.

Essa necessidade ficou clara para o aluno Rafael da Silva Borges, que tem o pai caminhoneiro. Estudante do curso de Engenharia Elétrica, sua motivação para estudar e propor um sistema que fizesse o monitoramento e possibilitasse a comunicação entre os ‘chapas’ e os caminhoneiros trouxe à tona o projeto que hoje é desenvolvido dentro do NupE.

O projeto conta com o sistema GSM do aparelho de telefonia celular e uma antena de longo alcance (Lora WAN®) e pode estabelecer um ambiente de comunicação eficaz e seguro.

Segundo o pesquisador Sérgio Fernandes, “é nossa contribuição para os trabalhadores menos favorecidos pelo comércio informal de serviços. A ideia é tão promissora que abre outras propostas relacionadas à infraestrutura para o “chapa” como um abrigo sustentável (abrigo com uso de energia solar, eólica entre outros recursos sustentáveis)”.

Conheça mais sobre o NupE e o Eniac em: https://www.eniac.com.br/.

Tags: Faculdade, Inovação, CITIG, NUPE, Maker