O Futuro do Trabalho no Eniac é Hoje!

Por Miriam Barcellos

Todos os anos o Fórum Econômico Mundial publica o relatório “O Futuro do Trabalho” que traz as tendências desse mercado, globalmente. Foi elaborada por líderes de RH, executivos e grandes empregadores, e refere-se à situação que poderia ocorrer até 2022. 

O Relatório incluiu ainda pesquisa junto ao Linkedin - maior rede social  do mundo para fins profissionais - que listou as profissões/habilidades mais requisitadas pelo mercado.

As habilidades profissionais listadas são as seguintes:

1 — Pensamento inovador e analítico

2 — Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado

3 — Criatividade, originalidade e iniciativa

4 — Tecnologia, Design e Programação

5 — Pensamento crítico e analítico

6 — Resolução de problemas complexos

7 — Liderança e influência social

8 — Inteligência emocional

9 — Racionalidade, resolução de problemas e ideação

10 — Análise e avaliação de sistemas

Mesmo antes da pandemia já podíamos observar a crescente digitalização e automação devido à chamada 4a. Revolução Industrial. A pandemia só veio acelerar, e muito, esse processo. 

No Relatório de 2020 discutiu-se as profissões do amanhã, onde temos cinco principais áreas: Inteligência Artificial e Ciência dos Dados; Engenharia e Computação em Nuvem; Pessoas e Cultura; Desenvolvimento de Produtos; Vendas, Marketing e Conteúdo. Além  dessas áreas, há um crescente interesse e investimento nas áreas de Economia Verde (sustentabilidade e meio ambiente) e Economia de Cuidados (saúde e bem-estar).

Ao observarmos essa lista de competências, percebemos que existe uma nítida demanda crescente por competências digitais (hard skills) e também pelas emocionais (soft skills). Estas continuam sendo muito importantes e requisitadas em seu amplo leque de domínios.

Falar em futuro profissional é sempre um desafio, pois o mundo em que vivemos está em constante transformação. O que continua valendo é a capacidade de aprender, e aprender rápido! e obviamente, uma formação sólida e global, e compromisso: interesse e dedicação ao trabalho.

Cabe aqui uma observação importante: a  interdisciplinaridade ou multidisciplinaridade na formação educacional é fundamental para atender, principalmente, às novas exigências do mercado. Hoje é quase impossível uma área específica do conhecimento caminhar sem a contribuição de outras áreas.

Nesse sentido observamos que o trabalho dos professores do Eniac, desde o Ensino Fundamental com as ferramentas do STHEM, os Projetos Integradores nas diferentes graduações das Faculdades e até a modalidade híbrida, recentemente adotada, contribuem em muito para a atual demanda de empregadores do mercado de trabalho. 

A troca de experiências entre os alunos, suas pesquisas pessoais, e outras tantas iniciativas, favorecem autonomia, ampliam a auto-estima, e estimulam a liderança.  A interdisciplinaridade é uma vivência há muito praticada nas Escolas do Eniac!

#orgulhodesereniac



Tags: Faculdade, Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, Blog Eniac - Engenharia, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home