O “novo normal” , expressão que vem sendo usada em várias áreas, desde hábitos alimentares passando pela economia e finanças atinge, também, a educação onde a pandemia afetou a população estudantil no mundo todo.
Assim como no mercado de trabalho, as escolas aceleraram a digitalização e a adoção de novas tecnologias de ensino. Nesse contexto, os professores - que sempre tiveram papel de agente transformador - mais uma vez tiveram sua atuação dirigida a um novo patamar de conduta.
Os estudantes que em muitas escolas já se conectavam com inovações tecnológicas não são mais “consumidores de fatos”. Eles têm papel ativo no próprio conhecimento cabendo aos professores ajudá-los nessa construção. Nesse sentido, ambos os lados necessitam de novos aprendizados. Aprender a aprender - ou lifelong learning - é um dos grandes desafios. No estudo “The Future of Jobs” realizado pelo Fórum Econômico Mundial prevê-se que 65% dos alunos de séries iniciais de hoje atuarão em uma profissão que ainda não existe!
Professores da Nova Escola selecionaram nove itens que foram marcantes e que expressam o aprendizado da passagem do ensino presencial para o remoto. Compartilho aqui para relembrarmos sua importância:
Agora, no ensino superior com a volta às aulas presenciais para os que assim desejarem, o mesmo se verifica: cuidados especiais em todos aspectos. Professores universitários continuam desenvolvendo projetos e aplicativos, mantiveram contatos com diversas instituições apresentando trabalhos pessoais e/ou de seus alunos.
Os do Ensino Fundamental se esmeraram aprimorando continuamente seus conhecimentos, inclusive habilidades emocionais. Acompanharam os alunos, muitas vezes de forma individualizada, dando atenção às necessidades particulares.
O “novo normal” atingiu, mais uma vez, novo patamar de excelência!
Parabéns à direção do Eniac e aos seus brilhantes e incansáveis professores!
#orgulhodesereniac