O sonho da horta urbana torna-se realidade

Por Miriam Barcellos

Muitos apreciadores de alimentação saudável têm investido na ideia de cultivar temperos e algumas hortaliças na própria residência. 

A novidade é que alunos, da Iniciação Científica do Centro Universitário do Eniac, criaram a oportunidade de expandir essa ideia de forma que possa ser multiplicada e aproveitada em muitos outros espaços. O projeto teve seu início em 2019 e teve por objetivo a implantação de uma horta 4.0 indoor, vertical comunitária: uma sala de cultivo climatizada, iluminação artificial (lâmpadas LED) , irrigação automática, sistema de compostagem, ainda compartilhamento de dados (IoT). Muitos outros dados dão sustentação ao projeto inovador, não comportando neste espaço dar mais detalhes técnicos.

Importante citar que essa horta visa contribuir com a alimentação da comunidade atendida pela ONG Chico Mendes no Cabuçu, região de Guarulhos, área de mananciais protegida por leis ambientais.  O conceito de horta vertical possibilita alta produtividade em espaços reduzidos, ideal para centros urbanos repletos de construções. Fornecer alimentação de alta qualidade para crianças e para a população do entorno, caracterizada como de baixa renda, é de grande benefício. 

Segurança alimentar, erradicação da pobreza, padrões sustentáveis de produção são dos primeiros pontos abordados pelas ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - estabelecidos pela ONU como orientadores de suas decisões. Assim, o projeto de horta urbana sustentável está totalmente alinhado às ODS, com as perspectivas de inclusividade até 2030.

A implantação prevista para março de 2020 foi obrigada pela pandemia a dar corpo ao projeto em fases: a primeira foi a construção de uma pequena estufa na residência de um professor em ago/2020, com monitoramento e obtenção de dados como luminosidade, temperatura do ar, irrigação, e onde foi possível a comparação do crescimento de hortaliças em vasos internos e externos à estufa.

WhatsApp Image 2021-04-15 at 00.14.11WhatsApp Image 2021-04-15 at 11.40.51WhatsApp Image 2021-04-15 at 11.40.52 (1)

Cabe salientar que essa primeira fase já possibilitou gerar estudos/pesquisas para congressos e encontros científicos: recebeu-se o prêmio destaque  geral na 9ª edição SEMCITEC 2020 - Semana de Ciências e Tecnologia de Guarulhos -  e participação na edição de 2020 do Congresso Nacional de Iniciação Científica. E ainda participação na Semana do Lixo Zero da prefeitura de Guarulhos.

Uma 2ª fase consistiu em construir um laboratório no campus do Eniac, e numa 3ª fase uma sala com horta vertical na área da ONG Chico Mendes, no Cabuçu, para estudar o crescimento das hortaliças. Será a base para implantação de uma horta piloto indoor, com novas técnicas de plantio e controle na horta outdoor.  Importante mencionar que a ONG Chico Mendes acaba de receber premiação por  Ação Cidadã do movimento Lixo Zero do município de Guarulhos, por produzirem 3 ton de  adubo orgânico no processo convencional. O projeto acadêmico vai auxiliar na compostagem rotativa e automatizada e dotação de CO2, para indoor e outdoor.

No momento, o projeto encontra-se participando de editais com pedidos de fomento para as diferentes pesquisas. 

Cumpre destacar os principais professores envolvidos no projeto, todos doutores do Centro Universitário Eniac: prof. José Humberto Machado Tambor (Química), prof. João Carlos Lopes Fernandes (TI), prof. Rodrigo Fazani (Biologia), e o prof. José Eduardo Salgueiro Lima (Engenharia). E ainda o prof. Me. Sérgio Fernandes (Engenharia Biomédica), que está em Projetos Integradores com alunos trabalhando em um luxímetro ( medidor de intensidade de luz), sensor de dióxido de carbono e energia fotovoltaica para a Horta e compostagem.

 Com todas as dificuldades do dia a dia presentes, "a vontade de mudar as coisas, a cooperação entre professores, amigos e colegas de trabalho provocam e impulsionam essas inovações", comenta comigo o prof. Salgueiro. 

Parabenizamos todos professores e alunos comprometidos com tão valoroso projeto!!

#orgulhodesereniac

Foto da capa - Projeto Horta indoor 4.0 - crescimento de uma muda de pimentão: à direita em estufa e à esquerda crescimento natural. Nas fotos do texto pimentão nascendo na estufa, e irrigação e iluminação artificial dentro da estufa.

 

Tags: Faculdade, Inovação, Blog Eniac - TI e Informática, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, Blog Eniac - Engenharia, Blog Eniac - Educação

Voltar para a Home