Profissões do futuro: como as carreiras na saúde vão mudar o mercado de trabalho pós pandemia?

Por Caroline Galatti- Coelho- Coordenadora Geral da Saúde

Durante todo o período de Pandemia, percebemos a  importância de todos os trabalhadores da saúde. Nos Hospitais, clínicas e laboratórios são muitos profissionais que se esforçam diariamente para melhorar e salvar vidas. 

E as últimas pesquisas,  apontam uma maior procura por  cursos na área da saúde. O novo cenário Mundial frente a pandemia vem contribuindo para essa nova tendência. Por isso, para quem escolher agora uma carreira na área da saúde, ganhará uma vantagem nas oportunidades de trabalho. 

A pandemia acelerou muitas as oportunidades no setor de inovação na área da saúde, que apontam um crescimento acelerado no desenvolvimento de soluções digitais, podemos exemplificar a telemedicina, que teve grande contribuição para ampliar o acesso a saúde em um contexto em que a celeridade para início dos tratamentos, e o isolamento tem sido extremamente importantes para evitar os agravos, e uma disseminação ainda maior da doença. E a partir disso muitas Startups surgiram para acelerar as soluções na composição dos produtos, e benefícios ofertados pelas empresas do setor. 

As 'healthtechs' captaram, no ano passado, US $106 milhões. Os aportes ocorreram por meio de 53 rodadas de investimento. (Fonte: saúdebusiness.com).

O setor da educação também cresceu, devido aos profissionais estarem mais dispostos a aprender e potencializar seus conhecimentos técnicos com ajuda da tecnologia. 

Uma pesquisa realizada pela Educa Insights e divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) mostra que cresceu o interesse por cursos da área da Saúde durante a pandemia de coronavírus. A tendência é que esse crescimento continue em 2021.

E embora, as soluções no mundo digital estejam aceleradas, alguns segmentos desaceleram, e buscam atualmente soluções que estejam relacionadas à Saúde Mental. As empresas seguem buscando caminhos para uma  liderança mais humanizada, e um ambiente de trabalho que gera confiança para as pessoas serem elas mesmas, é o que realmente gera o melhor colaborador, e o melhor ambiente produtivo. 

A área da Saúde não é somente atrativa devido ao crescimento de Startups que promovem soluções para o setor, um outro dado da OMS (Organização Mundial de Saúde) é bastante atrativo para as pessoas que querem  iniciar no setor da Saúde.

A população está envelhecendo, a OMS declarou que em 2050, o mundo terá mais de 2 bilhões de idosos. O crescimento dessa parcela de pessoas, também aumentará a urgência por serviços de saúde como exames, consultas e atendimentos.  

Diante dessa informação destacamos diversos cursos que estarão em alta na pós pandemia:

A Biomedicina, por exemplo, é responsável por pesquisas sobre doenças e diagnósticos clínicos, em hospitais, laboratórios e até mesmo na indústria. Com a chegada de novas tecnologias, a tendência é que o cenário aqueça ainda mais, principalmente com o surgimento de outras especialidades, como a biomedicina estética, que pode criar pesquisas em busca de avanços e novos procedimentos.  

A Fisioterapia é uma área em modificação para o futuro, e uma das profissões que mais cresceu durante a pandemia na especialidade de respiratória devido a competência do profissional com ventiladores mecânicos, e necessidade de um profissional durante o período de 24h nas Unidades Intensivas, além disso também atua com reabilitação, e a profissão tem oferecido oportunidades na prevenção de lesões, como em assessorias esportivas, empresas e na especialidade em gerontologia. 

Cada vez mais estaremos focados na prevenção de saúde, e buscando uma melhor qualidade de vida, e dessa maneira os  Educação Física e a Nutrição, por ajudarem a elevar a vitalidade e prevenir o desenvolvimento de doenças. 

A farmácia também é um setor que cresce durante a pandemia na pesquisa, no setor digital, e-commerce, telemedicina, genéricos, cenário de supply (migração estratégica de princípios ativos para outras regiões do planeta), e na abertura de lojas.

A Psicologia que já estava em crescimento antes da Pandemia, ganhou mais visibilidade, e destaque na importância, e  na atuação da preservação de saúde mental, e no combate a depressão e outras condições.  

E mais uma carreira que sempre teve destaque na área da Saúde, e cresceu durante o período de pandemia é a Enfermagem, profissão muito promissora devido à alta taxa de empregabilidade de quem se forma na área. Muitos dos profissionais em atuação hoje não possuem formação superior e trabalham como técnicos e auxiliares. Isto faz com que os enfermeiros graduados sejam bastante disputados no mercado de trabalho.

 

 

Tags: Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home