Foi exatamente o que aconteceu com o Willian Kanashiro aluno de Engenharia de Produção do Centro Universitário ENIAC. Durante as aulas de Projeto/TCC, sempre desafiamos nossos alunos a realizarem Projetos aplicados em casos reais, de preferência no local onde eles trabalham. Mas no caso do Willian, ao ouvir este desafio num primeiro momento ficou desapontado, pois refletiu: “como que eu vou desenvolver um projeto de engenharia de produção numa loja onde sou gerente, ainda mais se nem estou batendo metas e pior desconfio que a qualquer momento serei despedido?”
Mas o desafio ficou ecoando em seus pensamentos e ele decidiu colocar em prática ferramentas que ele aprendeu durante o curso, buscou encontrar as causas raizes dos problemas (Diagrama de Ishikawa), aferiu os dados e conversou com os parceiros (Brainstorming).
Resultado, ele conseguiu fazer um acordo com o Shopping para sua loja continuar neste local, obteve visibilidade pela matriz da loja no Brasil e finalmente obteve aumento salarial!
É como nosso CFO Pedro Guerios sempre diz: “o ensino precisa fazer sentido”. E completa nosso Pró-Reitor de ensino José Carvalho: “nosso ensino tem que transformar nossos alunos em profissionais diferenciados no mercado”.
Nós não temos que ficar obrigando os alunos a decorarem uma série de regras, mas a saberem como utilizar os conceitos e regras, como diz o diretor do Colégio ENIAC Caio Oliveira: "temos que ensinar nossos alunos a pensar de maneira organizada e lógica, ao invés de ficarmos dando a famigerada aula de Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal, uma aula teórica sobre o uso da virgula, não seria mais eficiente ensina-lo a usá-la construindo textos?”
Sempre digo aos meus alunos: “faça do seu projeto o seu marketing pessoal, mostre aos seus superiores o que você já é capaz de fazer, aplicando o que você aprendeu conosco para resolver problemas da sua empresa”.
A final são exatamente estes profissionais que o mercado está buscando!