Projeto Integrador da Educação Física mobiliza alunos

Por Miriam Barcellos

Um dos grandes diferenciais do Centro Universitário Eniac é a execução pelos graduandos, no decorrer de sua formação, de um Projeto Integrador. Como sugere o nome, visa contribuir com a integração de diversos conhecimentos, em especial por meio das Unidades Curriculares que compõem o módulo no qual o projeto está inserido. Possui caráter essencialmente prático, a partir da resolução de problemas.

Alunos da Educação Física do período da manhã, sob orientação do prof. Fábio Kao, deram início ao Projeto  Integrador deste 1º semestre com a estimulante denominação de “Mudança de hábito em 90 dias".

É de conhecimento da maioria das pessoas os imensos benefícios da atividade física para o corpo, desde alívio de dores, qualidade do sono até desempenho cognitivo e diminuição do estresse, entre muitos outros. E existem estudos que comprovam que, em média, levam 66 dias ininterruptos, para adquirirmos novos hábitos não automáticos. O que importa é a constância, e haja desafios a vencer!

Idealizado no começo de março, com duração de três meses, deverá se completar no dia 28 de maio.  Com engajamento de 29 alunos, que entusiasmados desenvolveram o programa, sua primeira atividade foi a montagem de um grupo, via whatsapp. Fora a dinâmica do Projeto que tem a intenção de que as pessoas saiam do sedentarismo, praticando exercícios físicos e criem rotinas mais salutares, como uma boa leitura, alimentação saudável, dentre outros, arquitetaram ainda pequenos “desafios” diários.

WhatsApp Image 2021-04-22 at 07.00.23WhatsApp Image 2021-04-19 at 19.16.07WhatsApp Image 2021-04-19 at 19.16.06

Com postagem no Instagram, Facebook e duas lives semanais - às 4.as e 6.as feiras - esses desafios estimulam e motivam cada participante a superar a própria inércia, e recebam uma pontuação, após o término como de uma “mini competição”.

Como exemplo, os “competidores” eram provocados a mostrar, por fotos, seu kit para treino, os acessórios que os acompanham durante a prática da atividade física.

Cada participante pode acompanhar o ranking atualizado da pontuação obtida, como ainda da de todos os nomes envolvidos no Programa.  E as postagens funcionam como sustentação e amparo uns aos outros. 

E o grupo do Whatsapp também encoraja, apoia… e o compartilhamento, neste momento de medo e insegurança fortalece a confiança entre os membros. É bom saber que temos companheiros de jornada, não é mesmo?

Há ainda dentro do Projeto, subgrupos, divididos em trios, tais como marketing esportivo, organização de eventos, atividades físicas e ações sociais. Cada sub-tema aborda um aspecto importante dentro do tema geral do Programa Mudança de Hábito.

O grupo do MKT já angariou vários patrocinadores, brindes para rifas, o que atesta o envolvimento e o sucesso que está caracterizando este projeto.

Seria uma grande oportunidade para confraternização o dia 28 de maio, não fosse o momento que estamos vivendo. Mas, com certeza, os alunos e demais participantes - mais de 60 pessoas - encontrarão uma forma de finalizar em grande estilo as conquistas obtidas!  

Visite a página do Instagram da turma de Educação Física acessando o link abaixo: http://www.instagram.com.br/90dias.eniac 

#orgulhodesereniac

Tags: Esportes, Faculdade, Educação, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home