Projetos de Empreendedorismo SEBRAE 2020

Por Miriam Barcellos
Durante o ano letivo de 2020, mesmo com aulas online, os professores do Colégio Eniac desenvolveram com seus alunos os seguintes projetos de Empreendedorismo:
 
1º ano - Pequenos Masters Chefs

Este projeto teve como principal objetivo trabalhar a questão da alimentação saudável. Nosso dever foi criar na criança a responsabilidade de mudar a visão de alimentação simples para hábitos alimentares mais saudáveis e através das pesquisas elaborarem um livro de receitas feito por eles.

Durante o processo de execução do trabalho, os alunos tiveram contato com o conceito de pirâmide alimentar e identificaram através dela os alimentos ricos em proteínas e vitaminas que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo. Com isso, os alunos tiveram que elaborar receitas com o tema alimentação saudável, para assim concluírem  o livro.

Ao longo desse processo, os alunos tiveram a oportunidade de saborear um delicioso lanche natural. Foram vários momentos inesquecíveis e que ficaram registrados na memória de cada um dos nossos pequenos e todas as receitas e registros estão no lindo livro de receitas elaborado pelos próprios alunos. O livro está disponível em formato físico e será inserido em nosso site de publicações, o Eniac Publishing (https://sites.google.com/eniac.edu.br/publishing).

Livros produzidos com as receitas dos alunos do 1º ano.


Este projeto teve como principal objetivo trabalhar, de forma integrada, com duas questões de vital importância para as nossas crianças: a
alimentação saudável e a tecnologia digital. Nosso dever foi criar na criança a responsabilidade de mudar a visão de alimentação simples para hábitos alimentares mais saudáveis e através de pesquisas, entender melhor sua importância no nosso dia a dia.2º ano - Projeto Alimentação Saudável

Durante o projeto, as crianças tiveram contato com o conceito da pirâmide alimentar e identificaram, por meio dela, alimentos ricos em proteínas e vitaminas que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo. Todas as receitas e registros das atividades estarão no lindo livro de poesias elaborado pelos próprios alunos.

O livro está disponível em formato físico e será inserido em nosso site de publicações, o Eniac Publishing  (https://sites.google.com/eniac.edu.br/publishing).

Screenshot_10

Livros produzidos com as poesias dos alunos do 2º ano.


O projeto tem o objetivo de ensinar as crianças a economizar e arrecadar doações financeiras que são revertidas na compra de brinquedos para crianças carentes.

3º ano - Confecção de brinquedos com sucata - Cofrinho Solidário

 

Screenshot_11

O projeto “Cofrinho Solidário”  tem o intuito de trabalhar nas crianças conteúdos como: sistema monetário, economia, responsabilidade socioambiental e valores como o amor ao próximo e a solidariedade.

Durante o ano letivo, foi trabalhado com os alunos o que é empreendedorismo, o que  é empreender, falamos sobre tipos de comércio, produtos e serviços, prestação de serviços e outros assuntos importantes como a conscientização e a importância em  economizar ,  evitar o desperdício e reciclar.  

Construímos um cofrinho utilizando uma garrafa pet e os alunos foram economizando e arrecadando as economias financeiras de amigos e familiares.

No mês de novembro, os cofres foram recolhidos e fizemos a contagem de todo o dinheiro arrecadado por eles. Nossos pequenos conseguiram arrecadar R$ 1.915,35 que foram revertidos na compra de brinquedos para crianças carentes da Instituição Associação Cultural e Ambiental Chico Mendes - Cabuçu.

Screenshot_12

Empreendedorismo 2020-Dec-16-2020-03-10-58-27-PMEmpreendedorismo 2020-Dec-16-2020-03-11-00-63-PM

 

4º ano - Locação de Gibis e Mangás - Gibilok

 

O trabalho desenvolvido foi pautado no material apresentado para aplicação com as turmas, seguindo as etapas propostas do projeto de vida, o que é Empreendedorismo, qual é o perfil do Empreendedor, o passo a passo da etapa de negócios - o que é uma locadora, tipos existentes, definição de produto, perfil do cliente, custo benefício, lucro, prejuízo, fluxo de caixa, fidelização de clientes, etc.

As atividades aconteciam semanalmente e por conta da pandemia passaram a ser aplicadas de 15 em 15 dias. Os alunos foram instigados a refletir sobre os aspectos de uma locadora e todo o conjunto até chegarmos na inauguração da loja, etapa que, por conta da COVID-19,foi aplicada pelas professoras, evitando a exposição e contaminação dos alunos.

5º ano - Sabor da Matemática - Fabricação e venda de brigadeiros gourmet

O trabalho desenvolvido foi pautado no material apresentado para aplicação com as turmas, seguindo as etapas propostas do projeto de vida, o que é empreendedorismo, como empreender e quais atitudes  teríamos que tomar para empreender.

A primeira foi a escolha do produto a ser fabricado e vendido, a separação de tarefas, a pesquisa de produtos e o melhor custo benefício e por fim, a melhor receita. Por conta da pandemia, iniciaram-se as aulas online , então  nós decidimos fazer sorteio entre os alunos. Então, três alunos de cada turma fabricavam os brigadeiros, e os outros ajudavam com a compra dos ingredientes e embalagens, enquanto as professoras ficaram responsáveis pela venda dos brigadeiros  no dia da entrega significativa das apostilas, que foi realizada por sistema drive thru. Montamos uma barraquinha só para venda dos brigadeiros .

Fizemos três ações no sistema drive thru, onde montamos uma barraquinha e os alunos podiam escolher  o gibi que queriam locar e a professora responsável fazia a anotação e combinava o prazo para devolução. Com a arrecadação, parte do valor foi doado para o Projeto do 3º ano (Cofrinho Solidário) e o restante revertido para os alunos das turmas dos 4° anos ( em brinquedos e guloseimas). Do resultado desse trabalho desenvolvido ao longo do ano, temos duas alunas que estão abrindo seus negócios: uma de pulseiras e a outra de doces!

A princípio faríamos somente um dia de venda, mas o  sucesso foi tão grande do nosso projeto que,  a pedidos dos pais dos alunos do Colégio, fizemos mais uma produção e um segundo dia de venda. Tudo  foi preparado com muito carinho !

A pandemia não atrapalhou o nosso projeto,  claro que não teve a mesma proporção que teria no presencial, mas mesmo assim fizemos as mesmas ações para que o nosso projeto fosse um sucesso !

Ensino Fundamental II ( 6° / 7° / 8° )

Conforme orientações recebidas no início do ano, o foco do projeto seria trabalhar com recicláveis, visando a sustentabilidade. Por conta da pandemia, tivemos que modificar a estrutura do nosso projeto, a feira de negócios que acontece todos os anos juntamente com a mostra de artes e música foi cancelada. Desenvolvemos então, 3 kits com os alunos, mais a parte de desenvolvimento e criação de uma empresa.

No início do 1°semestre, foi desenvolvida toda parte teórica sobre criação e desenvolvimento da empresa, dando continuidade no 2°semestre em 3 etapas:

1° etapa- desenvolvimento do plano de negócios mais produção  do kit 1;

2° etapa- produção do site mais produção do kit 2.

3°etapa- publicação do site mais produção do kit 3.

Cada kit contém um produto desenvolvido com materiais recicláveis (que fossem acessíveis aos alunos). O kit 1 contém 1 porta treco e um cartão com mensagens positivas, o kit 2 contém 2 vasinhos para decoração e um cartão, o kit 3 foram desenvolvidos instrumentos musicais, jogos e brinquedos sensoriais.

Como finalização  do projeto, todos os produtos confeccionados pelos alunos foram destinados a doação, que foram feitas nas seguintes instituições:

  • Associação Cultural e Ambiental Chico Mendes - CNPJ.: 07;402;743/0001-37 - Rua Hans Heitel Hohl, Nº 58, Chácaras Cabuçu – Guarulhos/SP
  • Clube de Mães Novo Recreio - CNPJ.: 03.728.533/0001-82 - Rua Santina, 717 Novo Recreio Guarulhos-SP

Seguem foto dos kits desenvolvidos pelos alunos:

Empreendedorismo 2020-Dec-16-2020-03-11-00-15-PM

Foto da entrega dos Kits aos representantes das instituições.

OBS: Como pode-se observar, as doações  dos produtos não foram entregues pelos alunos às instituições por conta da pandemia.

        Finalização do Projeto Empreendedorismo / Artes - 2020.

Tags: Inovação, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, Empreendedorismo

Voltar para a Home