COMO GARANTIR A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TDAH, SURDEZ, SINDROME DE DOWN E OUTROS?

Por Prof Marcus Valério - Coordenador de Projetos

Os alunos do curso de Pedagogia apresentaram, ao longo da PROJWEEK ENIAC, projetos relacionados à prática docente, articulados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com foco no desenvolvimento de habilidades e competências dos futuros pedagogos e em uma educação mais humana e igualitária.

As alunas Alessandra da Silva, Camila da Silva e Edênia Brito apresentaram um projeto que demonstrou a importância do desenvolvimento da leitura, produção de texto e da capacidade de alunos do Ensino Fundamental trabalharem em grupo. Também elaboraram um plano de aula para educação infantil que abordou a importância dos bons hábitos alimentares, com muita imaginação e promoção de melhoria nas habilidades linguísticas, comunicativa e de escrita. Foram orientadas pela Prof. Rosana Quitério.

 

Outro projeto interessante apresentado foi sobre a inclusão de educandos com Síndrome de Down. As alunas Larissa Martins e Larissa Dantas, também orientadas pela Profª Rosana Quitério, observaram a importância da flexibilização, bem como a adaptação de conteúdos com o intuito de quebrar as barreiras de aprendizagem, afinal, todos devem ser incluídos e terem suas especificidades consideradas em sala de aula.

 

A inclusão de alunos com TDAH também foi tema de um trabalho apresentado pela aluna Tamara Samuel e orientada pela Profª Luciana Oliveira. O projeto teve por objetivo investigar o papel do pedagogo na inclusão escolar de crianças na educação infantil, com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A aluna pesquisou sobre as dificuldades dos alunos com TDAH, a importância do diagnóstico precoce e a da capacitação de professores para a educação inclusiva.

 

Venha conhecer os nossos cursos da escola de Educação & Licenciatura acessando o site https://vestibular.eniac.edu.br/

 

Tags: Imprensa, Apredizagem Ativa, Educação, Blog Eniac - Educação

Voltar para a Home