Revista Exame destaca LinkLab:ponte entre inovação, academia e mercado

Por Miriam Barcellos

Em site da Revista Exame, na seção Bússola, a notícia da recente parceria ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia - e ENIAC mereceu destaque. A tendência de unir  grupos de estudos e pesquisas de academias, startups a médias e grandes empresas para atender desafios de inovação, não é novidade em grandes centros tecnológicos, como por exemplo no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Recentemente, foi lançado o LinkLab Acate Eniac, cujo objetivo é conectar corporates, com demandas de produtos e serviços inovadores, a startups e grupos de pesquisa e universitários do Eniac que desenvolvam soluções aplicáveis. 

A Acate, entidade com 35 anos, criou em 2017 o LinkLab, onde tem hoje mais de 30 grandes empresas desenvolvendo seus programas de inovação.

Com o Conselho Empresarial de Guarulhos e Região (CEGru) nós já estamos ouvindo as dores que os empresários sentem no dia a dia. Agora, com o LinkLab e o nosso Hub de Inovação Eniac, vamos aproximar as startups desse setor produtivo”, disse o mantenedor do Eniac, Ruy Guérios.

                                     WhatsApp Image 2022-04-08 at 11.25.23

Silvio Kotujansky, diretor de Inovação e Novos Negócios da Acate afirma que inicialmente o LinkLab Acate Eniac será virtual, mas que dependendo da adesão é possível que se instale um hub físico no Eniac.

Os grandes desafios - cultura da empresa, encontrar as startups adequadas, sincronizar o planejamento corporativo às inovações - só são vencidos com a conexão a um ecossistema de inovação sólido e um programa maduro de inovação aberta como o LinkLab.

Temos um ecossistema muito estruturado, uma metodologia sólida e um time capacitado e essa é a fórmula ideal para que as empresas possam inovar. A ideia é que possamos replicar essa iniciativa com outras instituições de ensino”, declara o diretor Kotujansky.

E o presidente da associação, Iomani Engelmann, afirma que “a parceria com Eniac conecta a Academia e todo um ecossistema de inovação. Um dos grandes benefícios da inovação aberta é que ambas as partes são favorecidas: as grandes empresas avançam com uma maior agilidade e os alunos têm a oportunidade de aprender, desenvolver novas soluções e entrar no mercado”.

A matéria finaliza em como se constitui um cronograma sobre a jornada de inovação aberta proposta pelo LinkLab Acate Eniac. 

Maiores informações com o Coordenador do LinkLab no Eniac, Washington Lemos no tel. (24)99249 9908 

#orgulhodesereniac

 

Tags: Social, Blog Eniac - Gestão e Negócios, Blog Eniac, Blog Eniac - Engenharia, Blog Eniac - Saúde e Esportes, Empreendedorismo

Voltar para a Home