Ser diferente não é ensinar matemática, mas sim o aluno aprender

Por Núcleo de Pesquisa Eniac

Solange, 43, trabalha como enfermeira há pouco mais de 10 anos. Nessa última década notou que o seu desgaste mental e psicológico foi aumentando conforme os dias passavam e sentiu a necessidade de mudar de área profissional. Durante as conversas e debates com sua filha universitária, Solange optou por ingressar no ramo da engenharia civil, porém sabia que uma grande barreira a esperava: a matemática.

Após começar a frequentar as aulas, a aspirante a engenheira sempre se dedicou muito, principalmente às aulas de matemática, porém percebeu que seu conhecimento não era suficiente para acompanhar alguns conteúdos. Ela começou a sua busca por um professor particular, porém, em contato com os professores do Eniac, recebeu o aviso de que a faculdade estava avaliando uma plataforma focada no ensino de matemática que atuasse como apoio e como uma ferramenta de desenvolvimento e prática para os alunos, afinal, o Eniac é mão na massa.

É um desafio, um desafio muito grande, e é aí que entra a plataforma Aleks na minha vida” — afirma a aluna ao contar sobre a solução que o Eniac trouxe para a sua necessidade. Em busca de um meio que auxiliasse os alunos e permitisse que eles desenvolvessem as suas habilidades matemáticas de forma prática aliada à tecnologia, o Centro Universitário Eniac identificou e aplicou a plataforma Aleks com os alunos. A sua sigla significa Assessment and Learning in Knowledge Spaces ou, em outras palavras, Avaliação e Aprendizagem em Espaços de Conhecimento. Trata-se de um site pago, porém disponibilizado pelo Eniac para os seus alunos sem custo adicional, que faz uso da Inteligência Artificial para guiar o aluno na sua curva de aprendizagem. Além da plataforma, cada aluno conta com um professor tutor do Eniac, que tenha a sua expertise voltada para a matemática, a fim de auxiliá-los com as dúvidas que surgirem pelo caminho.

 

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Solange conta que tem sido um desafio muito grande para ela e que está gostando das experiências com o Aleks e com os professores da instituição. “Essa plataforma e os professores do Eniac, verdadeiramente, têm sido uma cura para mim, uma cura interior. [...] Os professores precisam saber o que eles são capazes de fazer na vida de um aluno. Eu não sei se eles já ouviram falar em cura na sala de aula, mas eu sou uma delas”, afirma a aluna com um brilho na voz.

Sobre a plataforma, ela conta que realmente existe um estímulo na hora de fazer os exercícios e que a junção da tecnologia com os professores é importante: “É uma proposta fantástica do Eniac, essa plataforma realmente é muito boa, excelente. Ela força a gente a aprender e a desenvolver. Não é um simples exercício de matemática para dar nota, é o desenvolvimento da aprendizagem”. Ainda em sua fala, Solange conta que o fato de o ensino acontecer de forma virtual não apresentou nenhum impedimento no seu desenvolvimento e que o contato com o professor é muito importante nesse momento: “Essa plataforma e a oportunidade que o professor Daniel (de Oliveira, coordenador do Núcleo de Pesquisa Eniac) nos disponibilizou aos sábados nos ajudou a ter mais presença. Nós somos mais próximos, mesmo que estejamos fisicamente distantes. Isso supre as nossas necessidades totalmente”.

Por fim, Solange conta um pouco sobre a sua evolução quanto aos conhecimentos matemáticos e afirma que “nossa, meu Deus do céu, dá até vontade de chorar”. “Eu faço os exercícios e muitas vezes passo de duas horas de estudo no dia, e não na semana como estipulamos. Mas não é por medo ou por ter que prestar contas, mas sim por satisfação, por prazer mesmo”, conta a aluna. Ela defende que o Eniac é diferente e que o símbolo dessa diferença são os professores, pois eles têm a insistência e o prazer em ensinar, em acolher todos os alunos.

Eles são o símbolo, eles são a diferença. Se não fosse a insistência deles em ter prazer de ensinar, em serem acolhedores e se disporem em ir para a lousa e ensinar, mas ensinar de verdade, isso é a diferença. O aluno entra com a responsabilidade de querer aprender e se ele quer aprender o professor está ali totalmente disponível para ensinar de verdade. [...] Eu realmente sou o Eniac, eu me vejo no Eniac e tenho satisfação em ser aluna e fazer parte da instituição”, finaliza Solange, com um respiro de alívio.

 

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Tags: Faculdade, NUPE, Blog Eniac

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