STHEM no Eniac - IX Programa de Formação de Professores

Por Miriam Barcellos

Nesta terça-feira, dia 23/08, o presidente do Consórcio STHEM Brasil, Fábio Reis, abriu o primeiro dia do IX Programa de Formação de Professores no Centro Universitário Eniac

O evento, de grande importância para a Educação, aconteceu dias 23 e 24 de forma presencial, e dias 25 e 26, no sistema on-line, via plataforma Zoom. O tema da capacitação foi “A Arte de Retroalimentar a Aprendizagem em Contextos Híbridos”, com apresentações das educadoras Hermila Gisela Loya Martínez, Deyra Charles Estrada e Myrna L. Álvarez Castillo, do Instituto Tecnológico de Monterrey.

O convite à participação das professoras do  Tec. de Monterrey foi feito por ser uma instituição com modelo acadêmico muito alinhado com o Consórcio: “O Tec. de Monterrey tem um processo de transformação corajoso, consistente, além de projetos inovadores por toda a América Latina”, disse Fábio Reis. Ele também convidou os participantes para os próximos eventos que acontecerão nos próximos meses.  

O reitor do Eniac, Ruy Guerios, salientou que “as metodologias ativas e os docentes estão transformando as IES no Brasil”, e fez uma homenagem dizendo que “sem as mentes brilhantes dos professores nada aconteceria no ensino superior do país”. Presente também no evento, o vice-reitor Pedro Guerios, que mencionou que “ o laboratório de aprendizagem do Eniac já existe há cerca de 25 anos como o espaço, onde os nossos professores ganham conhecimento e capacidade de inovação a cada nova formação”

A Profa. Hermila Gisela Loya Martínez iniciou sua apresentação questionando os presentes sobre a diferença entre um contexto virtual de aprendizagem e a sala de aula presencial.

O desafio do espaço virtual é a interação. Existe uma crença de que quando estamos em um ambiente virtual as pessoas participam menos, porque elas se escondem, ficam tímidas, ou não têm muito acesso à tecnologia. Mas há muitos estudos que mostram o contrário, que quando as pessoas estão no virtual se atrevem mais e se expressam melhor. Já na sala de aula presencial o professor, por estar frente a frente com o aluno, muitas vezes inibe o discente a não interagir”, afirmou Hermila Gisela.

Em seguida, a especialista fez com que os docentes usassem um padlet para fazer exercícios e acompanhar as dificuldades que os alunos podem ter com a tecnologia. “Antes, para produzir uma aula, precisávamos memorizar tudo para passar aos alunos. Hoje, no virtual, nós temos de ensiná-los a identificar as palavras-chave, localizar a fonte de informação certa, com fundamento para que entendam e tomem uma decisão. Os problemas ficaram mais evidentes com o uso de tecnologia”, disse.

Por fim, Hermila Gisela ensinou aos docentes a fazer uso de várias ferramentas e aplicou um exercício no Mentimeter (www.menti.com) com o objetivo de ensinar a construir um ambiente virtual de aprendizagem para melhor interação entre alunos e professores, e entre alunos e alunos, com direito a avaliação e feedback dos professores para os alunos e da ressignificação das metodologias de ensino dos docentes.

                                 

O prof. Carlos Guerra, presente  no evento afirmou que " foi nuito válida e rica a troca entre diferentes instituiçoes  e , principalmente, como são tratadas questões das várias realidades. A dinãmica montada também permitiu a interação entre professores de várias áreas, o que enriqueceu mais ainda o encontro." 

 

Parabenizamos o Eniac por sediar tal evento, de extremo significado para a formação e troca de experiências entre professores. 

#orgulhodesereniac

Fonte: sthembrasil.com

Voltar para a Home