TELEINFORMAÇÃO SAÚDE ENIAC

Por Caroline Galatti- Coelho- Coordenadora Geral da Saúde

 Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes ao modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais é o objetivo geral da Política Nacional de Promoção à Saúde. 

E o Compromisso Social é um dos valores mais importantes dos cursos da Saúde ENIAC. A teoria diz que compromisso Social é criar, desenvolver e apoiar programas voltados para a comunidade, qualidade de vida e meio ambiente.

Em prática viabilizamos aos nossos alunos oportunidades de promover Saúde nos projetos, práticas profissionais, estágios. Em média produzimos anualmente mais de 100 ações em promoção à Saúde nos nossos cursos. 

Com a pandemia do COVID-19, o conhecido coronavírus, o método mais eficaz para conter a proliferação do vírus utilizado inicialmente foi o isolamento domiciliar. Com isso, muitos dos nossos costumes foram adaptados para evitar o máximo de contato, e até a medicina passou por esse processo, levando a um contexto em que nunca se ouviu falar tanto de telemedicina, teleassistência ou teleatendimento.

E foi com esse insight que  o canal de TELEINFORMAÇÃO SAÚDE ENIAC surgiu durante o tempo crítico de isolamento Social, e restrições dos campos de estágios, mas antes de comentar sobre essa iniciativa, vale ressaltar que os atendimentos gerados pelo canal não equivalem a consultas médicas. 

O projeto está sendo desenvolvido pelos alunos das práticas profissionais dos técnicos integrados que estão com a incumbência de produzirem todo material informativo, e organização do novo canal de Teleinformação. O projeto promete disponibilizar conteúdos informativos sobre as doenças que mais atingem a população, e oferecer informação:

Síncrona (realizada em tempo real, geralmente por chat, web ou videoconferência);

Assíncrona (por meio de mensagens off-line);

 

WhatsApp Image 2020-11-23 at 15.41.53

Até o momento foram realizados 100 atendimentos para esclarecimentos de dúvidas, e discussões  em grupos durante os eventos. Os temas são diversos, com convidados especiais, e que garante a comunicação em promoção à Saúde.

unnamed (6)Através do canal os alunos promovem Webinars, entrevistas, discussões clínicas. Os participantes podem interagir,  esclarecendo todas às  dúvidas com os estagiários que são supervisionados pelas enfermeiras responsáveis, e preceptores de estágio.

Como proposta de aprendizado para os alunos, o canal proporciona  trabalhar os Soft Skills, termo em inglês, que é utilizado para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar, e que atualmente são utilizadas pelos recrutadores das empresas, além disso, garantimos a carga horária de estágio durante um período tão crítico que a maior parte da escolas haviam parado.

unnamed (2)

O canal em expansão está aberto para toda comunidade. Podemos programar as atividade, temas de acordo com as necessidades do local, e  indivíduo, e ou coletiva. Para isso a pessoa precisa apenas agendar a entrevista com os nossos preceptores, e alunos através do site.

EmbeddedImage (2)

WhatsApp Image 2020-11-16 at 11.51.20 (1)

Vamos ficar aqui ansiosos para contar mais novidades sobre esse projeto que está sendo desenvolvido pelos nossos alunos e docentes.

LINK DO SITE TELEINFORMAÇÃO SAÚDE ENIAC

 

Tags: Apredizagem Ativa, Saúde, Social, Blog Eniac - Saúde e Esportes, imprensa-social, imprensa-governaça

Voltar para a Home