Visita técnica a Santa Isabel: o projeto habitacional do módulo Edificação, Habitação e Plástica.

Por Carlos Guerra e Cristina Melo

No último dia 15 (de agosto), os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores participaram da visita técnica ao terreno do "cliente" que os procurou para desenvolver um projeto habitacional.

A proposta de inserir alunos do segundo módulo dos cursos em uma atmosfera real e completamente prática já faz parte da rotina da Escola de Construção desde 2016. Esse ano, com as liberações graduais da pandemia, pudemos juntar mais de sessenta pessoas de diferentes turmas e turnos para visitar o local do projeto: a escola ACTUM 55 em Santa Isabel, nas proximidades de Guarulhos.

A arquiteta e professora Lucianna Gerghi da Escola ACTUM 55 nos contou sobre sua experiência: "Foi muito emocionante e gratificante receber os alunos na nossa escola. Uma experiência muito enriquecedora, com muito aprendizado, troca de experiências, diversão e imersão em meio à natureza! Muito obrigada aos alunos do curso de arquitetura do Eniac por terem dividido essa experiência conosco!"

 

 

Lá, além de aprender na prática sobre como medir o terreno, como organizar os levantamentos técnicos, ainda se encontraram com Davi e Rita, os clientes, que forneceram todas as informações necessárias para que o pessoal pudesse entender suas reais necessidades: quantos quartos, os espaços que gostariam de ter na casa, os aspectos estéticos e o que não gostariam de ter em sua casa.

"Momento mais que incrível, onde tivemos a possibilidade de ter uma experiência na prática quanto aos desafios de se planejar uma casa em declive. Amei do início ao fim, pois foi muito instrutivo com toques dos mestres Guerra e Marcião.  Para quem não foi realmente perdeu uma oportunidade massa." Contou a aluna Leo Martins, do segundo semestre de Arquitetura e Urbanismo.

Essa é uma etapa extremamente importante para a realização de um projeto arquitetônico e de interiores, pois garante que os estudantes compreendam que o cliente tem poder de escolha e pode definir muitos fatores dentro das escolhas de desenho.

"Aprendizado, Aventura, Terapia, Amizades e Network. Tudo ao ar livre. Foi emocionante e alegre a experiência de uma aula num ambiente protegido pela Natureza. Muita energia e bem estar !" David de Castro, diretor e fundador da ACTUM55

 

Esse tipo de experiência mão-na-massa é a cara da Escola de Construção. Poder ir a campo com os alunos e mostrar todas as possibilidades que a Arquitetura e o Design oferecem é muito importante, principalmente no início do curso.

 

"Sobre domingo a aula que tivemos em campo, estou sem palavras foi uma experiência única, vivenciar de perto o que será corriqueiro no futuro. Somente o Eniac, juntamente com os mestres Guerra e o Márcio Cantarelli para nos proporcionar essa sensação de que estamos no caminho certo! Muito obrigada pela vivência e por nos transmitir segurança em tudo o que fazem!!!" Cris Claro, aluna de Design de Interiores, 2º semestre.

 

Tentamos trazer essa vivência prática para todos os módulos e cursos e só nesse início de semestre teremos mais duas visitas!


Acompanhem com a gente essa experiência!

Sempre postamos fotos em nosso Instagram: @escola.construcao.eniac

 

Até a próxima visita!






Voltar para a Home