Você sabe a diferença entre Gestão de Conflitos e Gestão por Conflitos?

Por Profa. Raquel Lazarini

Conflito no dicionário: profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes. Choque, enfrentamento.

Gestão de conflitos é uma habilidade muito importante e essencial para todos os líderes! Por isso é um tema básico, dentro das disciplinas de gestão e psicologia organizacional, nos cursos de graduação e pós-graduação do Eniac.

Mas você sabia que também existe uma estratégia conhecida como gestão por conflitos? 

Gestão por conflitos - Esse tipo de gestão consiste em estimular a competitividade através do ego e vontade de vencer inerente nas pessoas, algumas vezes pode trazer resultados, mas se não existir um controle e a liderança for inexperiente neste tema, pode gerar sérios riscos para a organização…

Um grande sábio disse que "uma casa que luta contra si mesma não permanece de pé". Jesus

Na verdade existem diversas formas de gerar competições saudáveis na equipe, como os planos de carreira por mérito e desempenho; campanhas de motivação com prêmios; e com avanço da tecnologia, algumas empresas usam até mesmo a gamificação! Vamos falar mais sobre isso em outro post.

Gestão de conflitos - As empresas modernas entendem que o clima organizacional é importante para a saúde física e emocional dos colaboradores, gerando mais segurança e produtividade, por isso valorizam profissionais com inteligência emocional e empatia (as mais famosas soft skills).

Os líderes que entendem as vantagens de uma gestão por competências e comportamental, percebem a diferença na motivação de suas equipes. A gestão de conflitos é fundamental até mesmo dentro da gestão "por" conflitos para não permitir que os limites sejam ultrapassados!

Siga o nosso blog, que nos próximos posts traremos dicas sobre esta habilidade e contaremos um pouco mais sobre os tipos de gestão ;)

Tags: Blog Eniac - Pós-Graduação

Voltar para a Home