Você conhece as novas terminologias do mundo corporativo?

Por Miriam Barcellos

Com expressões importadas do empreendedorismo, do universo das startups, palavras novas surgem no mercado de trabalho. Algumas, nem tão novas, mas passam a fazer parte do dia a dia, desde o recrutamento e seleção, até o engajamento nas salas dos times de trabalho.

Se você está procurando dar continuidade na sua carreira de forma mais aderente, é bom ficar atento.

Mais e mais as empresas buscam por soft skills - habilidades interpessoais e comportamentais, inatas ou adquiridas em treinamentos. Podem definir a permanência, ou fim do ciclo do profissional na empresa. São complementares e mais valorizadas que as hard skills, competências técnicas, normalmente comprovadas por diplomas e/ou testes de avaliação.

Carreira em Y - dois caminhos que o profissional pode seguir em direção a uma função ou a uma especialidade. Se mesclar outras habilidades, aí já falamos de carreira em W.

Atenção para não se estressar por um longo período de tempo, pode levar ao burnout , catalogada como doença do trabalho, principalmente em ambiente tóxico, quando há desequilíbrio no clima organizacional. Pode-se incluir aqui, excesso de tensão movida por metas inatingíveis, falhas na comunicação, entre outras.

Você é uma escuta ativa? De fato, ouve o interlocutor sem julgamento e sem diálogo interno, como costuma acontecer? É uma habilidade a ser desenvolvida. Assim como a cultura do elogio, ou do reconhecimento, quando um trabalho está sendo bem feito aumenta a motivação de parceiros e dos colaboradores.

E tem pessoas que sofrem da síndrome do impostor, sentem-se uma fraude, e a posição que ocupam se deve unicamente ao acaso.

Educação continuada é lifelong learning, onde você pode ter mais chances de fazer tailoring, customizar o currículo, de acordo com a vaga pretendida. Antes, é bom saber se há fit cultural, “encaixe” entre você e a empresa para a qual se candidata. Quanto mais complementares vocês são, melhores resultados se obtêm.

Existe ainda uma enormidade de termos utilizados no mundo corporativo, um verdadeiro glossário está disponível a ser consultado sobre a terminologia rotineira do universo profissional.

Importante estabelecer rapport , um “quebra-gelo” bem no início da primeira interação, seja quando você está em processo de seleção ou já ingressando na empresa. A empatia fica garantida logo nos primeiros minutos!

Se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, vale a pena estar atento ao que as empresas estão valorizando. A formação, seja no nível técnico ou em uma graduação obtida no Eniac, é um passaporte certo e seguro. As demais habilidades pessoais dependem de você realizar com sucesso autogestão e/ou upskilling, ao exercitar aprimoramento de competências e conhecimentos.

Boa sorte!!

Tags: Faculdade, Educação, Empregabilidade, Ensino Médio Técnico

Voltar para a Home