Você está preparado para os novos processos na gestão profissional?

Por Profa. Raquel Lazarini

Você é um profissional Data Driven que trabalha como Growth Hacker e possui Design Thinking com uma equipe de Scrum?

Jogos de palavras e brincadeiras à parte...eu estava dando aula na Pós Graduação de Marketing Digital e os principais assuntos do mês eram: Growth Hacking, Data Driven, Design Thinking e Metodologias Ágeis como o Scrum. Depois de explicar teoria e prática de cada um deles, uma aluna questionou: Por que dar nomes importados, como se fosse algo novo, para tudo o que já existe há algum tempo e os profissionais mais experientes já realizam intuitivamente?

Minha resposta foi: Para encurtar o caminho da experiência, através de processos, em um mundo que exige inovação constante e evolução nas formas de gestão!

Sim, os significados por trás desses termos remetem a algumas práticas antigas de gestores experientes. Usa-se ferramentas famosas como a análise SWOT, PESTEL, Brainstorm e Benchmark, por exemplo, mas com uma mudança fundamental de mindset, além de usar metodologias e processos claros e bem definidos no caminho.

E interessante que alguns termos não são tão novos assim! Não vou entrar em detalhes sobre a criação de cada um, mas o termo Growth Hacking surgiu em 2010; Design Thinking em 1970; Scrum em 1993; e Data Driven surgiu como extensão da ciência de dados.

Estão realmente em alta! Tire um tempo para analisar alguns perfis de vagas disponíveis nas maiores empresas que divulgam no Linkedin e você perceberá que a exigência é conhecimento ou experiência em pelo menos um deles, juntamente com as famosas soft skills, tendência no mercado: Empatia, Inteligência Emocional, Comunicação, Liderança, Flexibilidade.

O mundo está passando por constantes transformações, principalmente tecnológicas, e a pandemia despertou as grandes empresas para a necessidade de inovação e agilidade nas tomadas de decisão, inclusive mudanças drásticas de rota. E, por isso, ao mesmo tempo que um gestor precisa cada vez mais tomar suas decisões com base em dados e usar processos ágeis, é fundamental otimizar a criatividade e as relações humanas para criar circunstâncias favoráveis e saudáveis dentro deste cenário.

No entanto, como já acontece há algum tempo, alguns profissionais usam os termos como jargões para impressionar, sem realmente colocar a mão na massa para iniciar a mudança cultural em seu time ou empresa.

Fica a pergunta: Você já começou a mudar?

Abaixo eu explico resumidamente esses termos, se você ainda não conhece:

Growth Hacking (Atalhos para o crescimento): Uma metodologia e estilo de gestão voltada ao uso de ferramentas estratégicas para o crescimento acelerado da empresa. Consiste na busca constante por oportunidades e brechas que podem ser testadas e exploradas, visando a inovação.

Scrum (Jogada de Rugby): Equipe unida com foco na resolução de um problema. Muito utilizado no desenvolvimento de software, ganhou área no mundo dos negócios como um processo que visa clareza, assertividade e agilidade para tomadas de decisão.

Data Driven (Orientado por dados): Tomada de decisão e planejamento estratégico com base na análise de dados extraídos de diferentes ferramentas de gestão.

Design Thinking (Pensamento de design): Criatividade baseada em um processo definido, com uma abordagem de inovação, visando a resolução de problemas.

Agora que você conhece um pouco, traduza o assunto deste artigo e busque bons livros para conhecer mais. ;)

Por Profa. Raquel Lazarini

Tags: Blog Eniac - Pós-Graduação

Voltar para a Home