X Seminário Étnico-Racial debate as questões sobre os Direitos Humanos

Por Núcleo de Pesquisa Eniac

Segundo a UNICEF, os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. 

A partir dessa temática, o X Seminário Internacional de Integração Étnico-Racial debaterá sobre  como as experiências vividas pelos refugiados, as diferenças das oportunidades do mercado de trabalho brasileiro e o feminicídio e suas questões estão presentes no Brasil.

Os Direitos Humanos, em muitos casos, são necessários para garantir a dignidade humana de minorias, como grupos de negros, indígenas, imigrantes, mulheres, dentre outros. Trata-se não apenas de teoria, mas sim de ações práticas que podem mudar a realidade dessas pessoas no acesso à educação, saúde e condições dignas para viverem.

“Há uma limitação do acesso básico à informação de saúde, principalmente por má vontade dos especialistas. Cerca de 70% dos pacientes negros, quando chegam a algum centro de saúde, não são bem atendidos, nem orientados. Médicos tratam com indiferença ou simplesmente não examinam o paciente, e pequenas negligências vão se acumulando. Por exemplo, mulheres negras são maltratadas durante o parto, porque recebem menos anestesia. Isso vem de muitos anos, porque se associa até hoje que mulheres negras são mais resistentes a dor", afirma o Dr. Fleury Johnson, médico pela UFRJ e pesquisador em saúde da população negra.

O que acha de aprofundarmos esse debate? Então não perca tempo e participe do X Seminário Internacional de Integração Étnico-Racial! Inscreva-se em: https://www.eniac.com.br/etnico-racial

Tags: Eventos, Faculdade, NUPE, Blog Eniac

Voltar para a Home