A tecnologia a favor da sustentabilidade acessível

Por Núcleo de Pesquisa Eniac

O projeto de pesquisa sobre a Horta 4.0 Comunitária Indoor Vertical — desenvolvido pelos professores e pesquisadores do Núcleo de Pesquisa Eniac (NupE) Dr. José Eduardo Salgueiro, Dr. José Humberto Tambor, Dr. João Carlos Lopes Fernandes, pelo aluno Douglas Veríssimo e pelo pesquisador convidado Dr. Rodrigo Sanches — apresenta uma proposta de alto impacto no abastecimento da merenda escolar e no ensino de saberes da ciência e tecnologia da computação.

 

2-1

 

Trata-se de uma horta vertical, alocada em um espaço fechado (indoor), que pode ser nutrida sem a necessidade de estar localizada em áreas de grande porte. O projeto traz como benefícios a diminuição da distância do alimento até seu destino — grandes distâncias podem provocar uma queda na qualidade do alimento —, do custo com o transporte e a mitigação de emissões de poluentes.

Para que tudo isso seja possível, o projeto foi estruturado com premissas como o uso de energia solar, iluminação artificial, suplementação de CO2 e automatização do processo, características que tendem a promover um aumento na produtividade e qualidade das hortaliças, além da sustentabilidade energética.

 

3-1

 

A primeira fase do projeto, que conta com a implantação de um canteiro em São José dos Campos para estudos iniciais, foi concluída e, agora, o grupo de pesquisadores avança para a segunda fase, momento em que o canteiro será implementado no campus de Guarulhos do Eniac para mais estudos.

Tags: Inovação, NUPE, Blog Eniac

Voltar para a Home