Eniac Saúde nas Comunidades: cuidados com a Hipertensão Arterial

Por Miriam Barcellos

Em abril, de acordo com o Calendário Nacional  da Saúde, é lembrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, mais precisamente no dia 26/04, como forma de conscientizar a população dos problemas ligados à essa doença.

O Programa Eniac Saúde nas Comunidades promoveu no dia 20/04 na Associação dos Moradores Nova Conquista, situada em Guarulhos, mais uma de suas rotineiras atividades mensais. E quando falo rotineira é, principalmente, reconhecendo o trabalho valioso e incansável que a Escola da Saúde realiza.   

Assim, sob supervisão da preceptora Cristina Mafort, cinco estagiários do curso Técnico de Enfermagem realizaram palestra informativa sobre a doença e fizeram aferição da pressão arterial dos participantes presentes na ocasião. Na tenda montada pelo Eniac foi prestado esse serviço, e também, de porta em porta, atendendo os moradores em seus lares. Casos considerados fora dos "normais” eram encaminhados à UBS - Unidade Básica de Saúde - para o tratamento necessário. Ao final do encontro dessa manhã, foram sorteadas camisetas do Eniac, uma cesta com produtos naturais e, ainda, entregues 50 sacolinhas de Páscoa. 

WhatsApp Image 2022-04-25 at 09.06.23 (1)WhatsApp Image 2022-04-27 at 11.29.54 (4)WhatsApp Image 2022-04-27 at 11.29.54 (3)

 

Mais conhecida como “pressão alta”, a doença crônica atinge mais de 30% da população adulta no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Ainda que tais dados sejam controvertidos, sabe-se que a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como cardiovasculares e renais. E, se levarmos em conta que as cardiovasculares são as responsáveis pelo maior índice de óbitos - sem querer ser alarmista - podemos constatar o quão perigosa é essa “pressão alta”!  A principal forma de prevenção é evitar o sedentarismo, e os cuidados com alimentação no sentido de driblar a obesidade.

Só temos que agradecer e aplaudir essas atividades do Programa Eniac Saúde nas Comunidades, que contribuem para a prevenção de doenças junto à população que carece de diagnósticos precoces.

 

#orgulhodesereniac



Tags: Social, Blog Eniac, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home