Parceria do CITIG com Blog da Bia

Por Miriam Barcellos

Projeto Alicerce, ligado à Educação, é concretizado totalmente on-line e atinge estudantes de todo Brasil

 

Nesta semana do final de outubro, o Centro de Inovação e Tecnologia de Guarulhos – CITIG, que tem como braço social o Grupo Eniac, e a ONG Olhar de Bia, concretizaram o projeto Alicerce On-line de âmbito nacional. A proposta norteadora da “Olhar de Bia” é disponibilizar ferramentas tecnológicas com a finalidade de proporcionar oportunidades para crianças e adolescentes construírem seus sonhos. 

A ideia fundamental deste projeto é despertar vocações profissionais conectando alunos do ensino médio da rede pública aos seus propósitos de vida.

A realização deste projeto acontece uma vez ao ano, sempre com excelência, porém, agora essa iniciativa ganhou contornos dramáticos para sua execução durante a pandemia! A pergunta dos fundadores da Ong – Ricardo Xiru e Bia – era: “Como levar até ao aluno a experiência transformadora desse projeto incrível de forma 100% on-line?”

Nesse momento teve início a possibilidade da parceria CITIG e “Olhar de Bia” !

O departamento sócio-tecnológico do CITIG disponibilizou toda sua estrutura do google for education e capacitou os poucos membros da “olhar de Bia”, (poucos, mas que fazem a Ong acontecer) com todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para o Projeto Alicerce decolar. 

O presidente, Ricardo Martins, salientou a grande honra da parceria, contando que a Ong “Olhar de Bia” existe como trabalho social há 14 anos, formalizada há 5, e atuando em 3 pilares fundamentais: Solidariedade, Esportes e Educação.  Ricardo compartilhou: “Só foi possível realizar esta 1ª edição on-line do nosso programa “Alicerce” destinado a alunos de escolas públicas – que possuem realidades desafiadoras para qualquer especialista – graças ao Eniac com seu apoio tecnológico, e desmedidos esforços que ocorriam de noite, em finais de semana, feriados…”

A “cereja do bolo”, expressão usada pela Bia, foi que na última aula o diretor do CITIG, prof. Sebastião Garcia Jr, palestrou para alunos de todo o Brasil, contando sua história e trajetória profissional. 

 A própria Bia salientou sobre a palestra do prof. Sebastião: “Meu Deus, Sebastião, que aula foi essa, … todas as aulas do “Alicerce” foram muito boas, mas essa foi demais! Eu desabei de chorar, depois, com os depoimentos dos alunos encontrando e reconhecendo a própria vocação…muito obrigada pela parceria, obrigada a todos vocês” ( Lucas, Éricka, Ingrid, prof.Ruy).

Este encontro/aula do prof. Sebastião gerou uma motivação e comoção em todos que o assistiram!

Através do conteúdo desta palestra muitos alunos deram feedbacks maravilhosos como, por exemplo, um dos alunos disse: “agora, tendo como inspiração a história do prof. Sebastião irei seguir a trajetória da tecnologia, alinhada com meu propósito de vida!”   

Abaixo, depoimento em áudio da Bia, emocionante agradecimento, e inspirador para todos do CITIG/ENIAC :

 

 

Tags: Inovação, CITIG, Blog Eniac

Voltar para a Home